Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Do céu ao inferno na Tancredo Neves

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/07/2021, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O Deputado das Águas 
Um antigo cardeal da política baiana vem sendo chamado no meio de deputado Netuno. Apelido adquirido por ser considerado o rei das águas,  a turma atribui ao ancião o domínio e monopólio na empresa de águas baianas há décadas, dando cartas, indicando fornecedores e cargos de alto escalão. Mas parece que as torneiras estão, literalmente, fechando para tal cacique. O governador Rui Costa esvaziou seus tanques e seu jato d’água não passa de um mero conta gotas

Calote Digital 

A imprensa nacional divulgou com pompas uma suposta negociação milionária envolvendo uma Startup da área de investimentos, que teria sido comprada por um banco. Algumas pessoas apareceram reivindicando extrajudicialmente a propriedade e, obviamente, metade do dinheiro divulgado como sendo o valor da negociação. A situação causou mal estar para o banco, que chegou a negar, formalmente, a compra da Startup, mesmo publicando em seu site a suposta transação, pendente de validação pelo Banco Central.  A trama que será divulgada vai repercutir nacionalmente e quem esteve com um irmão ou primo rico, pode se desiludir, ficar pobre e ainda ser cancelado.

Zumbi da AL-BA

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) ainda está no jogo, mas é como se não estivesse. Punido no Conselho de Ética com 30 dias de suspensão, o parlamentar ainda deve sofrer muito mais com o isolamento na bancada de 
oposição. A fama do bolsonarista agora é de zumbi da AL-BA.

Do céu ao inferno na Tancredo Neves
Um importante lobista dos anos de ouro do PMDB na Bahia foi visto esta semana perambulando a pé entre prédios da sofisticada Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Diferente da época em que circulava de BMW e não pisava seu mocassim italiano no mesmo chão dos mortais, ele agora foi flagrado aos trapos, com um tênis All Star surrado e um envelope na mão, onde muitos julgavam ter um curriculum vitae. Foi do céu ao inferno e hoje é tratado como leproso. 

AL-BA Secretaria de Governo

A Assembleia Legislativa da Bahia virou uma secretaria do governo de vez. Esse foi o comentário geral depois que o presidente Adolfo Menezes e o procurador geral da Casa, Graciliano Bomfim, deram entrada em um pedido de revogação do Mandado de Segurança que concedeu a liminar suspendendo a tramitação de um Projeto de Lei enviado pelo Governo para a venda de bens imóveis de propriedade do Estado. A AL-BA agiu como um mix de Casa Civil com PGE. 

Troca de favores
ACM Neto continua dando as cartas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ele sugeriu que Capitão Alden (PSL) sofresse uma punição branda no Conselho de Ética - suspensão por 30 dias -, em troca do apoio do bolsonarista nas eleições de 2022, quando o ex-prefeito vai tentar ser o próximo governador do estado. Agora o grupo político quer saber: vai apoiar Neto, mesmo com uma candidatura representante de Bolsonaro?

Vilas-Boas Rock'n Roll
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, aproveitou o dia mundial do Rock para mostrar o quão rock in roll era em sua juventude e tratou de mostrar no Twitter fotos de CDs das mais diversas bandas de rock mundiais. Será que na playlist do aplicativo de streaming do médico ainda toca um rock pesado?

Rock sem compasso
E por falar no Dia do Rock, repercutiu nas redes sociais a entrevista do roqueiro Marcelo Nova na TV Bahia que aproveitou o palco para descer o sarrafo nas medidas restritivas contra o coronavírus com a justificativa de que todo mundo um dia vai morrer. Cabelo branco não é sinal de inteligência, né verdade?

Produtivo
O deputado Aderbal Caldas passou por um momento constrangedor na última sexta-feira (9), durante entrega da Policlínica em Ribeira do Pombal. Rui, ao cumprimentá-lo, fez diversas comparações com Carlos Ubaldino e no final emendou: “Ele é mais produtivo que você”.

Exemplo zero
Por falar em Policlínica, o governador lamentou que não pode fazer a inauguração nos braços do povo por causa dos cuidados sanitários da pandemia. Engano! O evento estava lotado, num aglomerado de prefeitos, assessores e papagaios de pirata. Ou Rui discursou de olhos fechados ou ignorou o bom senso. Tal como aconteceu nas eleições municipais, o governador repetiu o mantra do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Exemplo zero!

Uniformizada

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), causou polêmica ao anunciar na quarta (14) uma emenda à "Lei do Mandante" para que torcidas organizadas tenham direito a parte da renda de jogos de futebol. As críticas, nas redes sociais, foram imediatas. Para alguns a proposta pareceu "invenção de arte" da parlamentar em um vespeiro que não costuma ser o dela. Outros, veem a iniciativa como um aceno a uma categoria massiva... Dizem as más línguas que tem lobby de Gaviões por trás desse negócio. Se alguém duvida, é só perguntar ao corintiano Luiz Inácio Lula da Silva.

Cada um tem o Bonner que merece
Quem apareceu no estilo William Bonner na rede social foi o ex-prefeito ACM Neto. De forma bem descontraída disse que quem vê pensa que ele virou âncora de jornal, mas o objetivo é outro. De qualquer sorte, já dizia o ditado, o seguro morreu de velho, vai que não rola o Palácio de Ondina em 2022? Já pode disputar uma vaga na bancada do telejornalismo baiano, meu caro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp