Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: lobinho quer cargos

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 11/11/2021, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma loira pra chamar de sua 
Ao longo do tempo a maioria dos deputados e chefes de algumas pastas no estado tinham suas “blondies” carimbadas em cargos bem remunerados. Pois bem, nada mudou! A questão agora é que dois caciques da política local disputam uma LOIRAÇA no intuito de tê-la em seus quadros. Porém, a moça não pode se dividir no funcionalismo público em duas secretarias ou autarquias. Resta saber quem vai levar a bela platinada para seu gabinete. Nos corredores do CAB já estão fazendo até bolão.. Eita loira retadaa!!

Lobinho quer cargos
Após terminar o “affair” com o cara do legislativo e tomar um chega pra lá da patroa, o lobinho agora quer cargos. A NSP ficou sabendo essa semana que até para batizado de boneca de gente do terceiro escalão do município o moçoilo tá indo... e fazendo poses com caras e bocas. A turma que não é besta e já tá vacinada de sua mordida, já tratou de escantear o lobinho guloso, dando um gelo nele nos eventos e o isolando... pobre lobinho!

Raposa em galinheiro
Uma pasta da gestão municipal já chama atenção do TCM e do gabinete do prefeito Bruno Reis. A quantidade de licitações e valores exorbitantes na referida pasta em tão pouco tempo acendeu a luz vermelha no Thomé de Souza. O “minino” à frente da mesma é velho conhecido do poder público. Sua fama é de ser uma “raposinha” em pequenos galinheiros, sempre comendo muito e enchendo a “pança”. Fontes da coluna afirmam que o jovem é incansável e que o negócio não vai acabar bem. A oposição na CMS já ameaça pedir uma CEI no rapaz, esse sistema vai quebrar!

Judas Cocá?
O governador Rui Costa terá que estender a prefeitos baianos a mesma alcunha de traíras que usou para os deputados federais favoráveis à PEC dos Precatórios. O bonde puxado pelo prefeito Zé Cocá, presidente da União dos Municípios da Bahia, fez vídeo e tudo mais ao lado do ministro da Cidadania João Roma para comemorar a aprovação do projeto na Câmara. Resta saber agora se o Correria vai comprar briga com os gestores municipais ou se vai contornar a questão politicamente e seguir o jogo. Vale lembrar que Zé Cocá chegou à prefeitura de Jequié e à presidência da UPB sob as bênçãos do governador. Zé Cocá agora vai virar Judas Cocá?

Não chamem para a mesma mesa
Depois da queda de braço recente que resultou na queda de Lucas Lobão, ligado a Aleluia, a frente do DNOCS, uma cena chamou atenção: Roma, Roberta e Aleluia juntinhos. Quem cavou a queda de Lucas Lobão foi justamente Roma. Não chamem os três pra mesma mesa.

Jogo do bicho
Aniversário do secretário das Prefeituras-bairro, Kaio Morais, foi na quinta-feira passada, e a NSP flagrou os mesmos perus de sempre postando homenagens fervorosas ao gestor. Mas que o titular não se engane! Muitos dos que desejaram felicitações são os mesmos que dão o bote por trás. Inclusive, duas fontes que correram pra esta coluna pra contar alguns dos perrengues pelos quais Morais tinha passado também não perderam tempo e postaram nas redes sociais felicitações pela passagem da data natalícia. Nesse jogo do bicho, vai dar peru ou cobra?

Nem bem esquentou a cadeira...
Como se não bastassem as filas intermináveis na sede do Cadastro Único para inscrições e atualizações para o Bolsa Família, ter um gerente que distribui patadas da classe E à classe A intensifica sensivelmente as críticas feitas pelas pessoas que procuram os serviços. 

Em pouquíssimo tempo, o prefeito Bruno Reis e o secretário Kiki Bispo colecionaram enormes dores de cabeça com o novo gestor do Cadastro Único da Sempre. Empurrões, gritos com funcionários da equipe e com assistidos já repercutiram negativamente no Palácio Thomé de Souza. Mas se engana quem imagina que apenas a população vulnerável é atingida. Na semana passada, sobrou inclusive para o diretor da Câmara, Adriano Gallo, que conheceu a fúria do gerente.

Na mesma proporção, as ligações para o prefeito pedindo a cabeça do esquentadinho começaram a pipocar. Nos bastidores do Executivo, o que se fala é que o prefeito já procura um novo nome "que tenha mais perfil para a função".  As más línguas dizem que tem mais gente esperando o Diário Oficial com a exoneração do que na fila interminável do Cadastro Único.

Deixei recado, não consegui falar

Em evento na Bahia, em Salvador, o governador de São Paulo e presidenciável João Doria disse que não conseguiu falar com o ex-prefeito e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto ao ser questionado sobre a presença. Deixei recado, não consegui falar. Pra cima de muá? Poderia ter achado desculpa melhor. 

Exigência ilegal
O Diário Oficial do Governo da Bahia continua sem transparência. Quem quiser ver os atos oficiais da administração petista em arquivo PDF, por exemplo, é forçado a preencher um cadastro e fornecer informações particulares para o banco de dados do governo. A exigência é ilegal e fere o direito democrático de livre acesso à informação pública, como já denunciou o BNews. Com a palavra o MP...

Luz sobre a Coelba
Desde que ganhou corpo na Assembleia Legislativa da Bahia, o pedido de CPI para investigar a Coelba tem recebido adesão de diferentes frentes, até mesmo de setores do Executivo. Puxam a fila os deputados governistas, a começar pelo deputado autor do requerimento, Tum (PSC). Secretários de estado também não escondem, reservadamente, o descontentamento com a companhia. Um deles chegou a confidenciar que o Correria está no limite com os espanhóis.

Trevas sobre a Bahia
Diversas comunidades pela Bahia seguem às escuras, enquanto pedidos de ligação elétrica se avolumam nas gavetas da Coelba. O mesmo ocorre com empresas que pretendem se instalar no estado. Acrescenta-se a isso, o relato de empresários dizendo terem sido obrigados a bancar do próprio bolso a construção de subestações e depois entregarem aos domínios da Neoenergia. O cenário tem afastado o capital privado. A má vontade e morosidade do grupo espanhol sacrifica empregos e a geração de renda no estado. Em tempos de pandemia os prejuízos se amplificam.

Ilustres desconhecidos na lista da CPI 
Crisóstomo Antônio Lima, Mário Augusto de Almeida Neto... A lista dos deputados que assinaram a CPI da Coelba na AL-BA trouxe a “surpresa” de alguns nomes. Na verdade, ambos são bastante conhecidos pelos apelidos: Zó e Jacó. Dos mesmos criadores de Klistenes, o Kiki Bispo. Um verdadeiro estelionato de nomes. 

Anarriê
Teve direito a quadrilha e festa na entrega da Igreja Nossa Senhora da Saúde e Glória, na última segunda. Tudo isso para receber o ministro João Roma. Virtual candidato ao governo do estado, o ex-pupilo já mostrou que quer eventos pomposos quando pisa em solo baiano. 

Gafe
Na primeira sessão da Câmara Municipal de Salvador após a morte da cantora Marília Mendonça, teve homenagem e um minuto de silêncio. Mas, o vereador Tiago Ferreira acabou cometendo uma gafe: chamou Marília de Maria Mendonça. Porém, seguimos a máxima, o que vale é a intenção!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp