Colunas / Na Sombra do Poder
Publicado em 29/08/2024, às 05h50 Editoria de Política
Empresário Boquirroto
Um empresário de Salvador, multidisciplinar e com ênfase em restaurantes, prega entre amigos conhecidos e grupos de zap que seus empreendimentos são sérios e que repudia toda e qualquer ilegalidade. O falastrão se esquece que mentira tem pernas curtas. Uma fonte da NSP enviou um laudo pericial de insalubridade comprovando que a cozinha do restaurante não aguenta uma só visita da vigilância sanitária.
Publicidade velada
Todos nós sabemos que existem os bons e maus profissionais em todas as áreas, assim como se sabe que, mesmo sem acreditar nos valores e princípios dos clientes, os profissionais realizam seus trabalhos. Chegou uma denúncia gravíssima para a NSP que vai deixar os políticos e empresários de cabelos arrepiados: alguns profissionais da área de publicidade têm trocado informações confidenciais de seus clientes com os opositores para assegurar as velhas boquinhas dos cargos fantasmas. Uma rachadinha antecipada!!!
Campanha feijão com arroz
O desânimo geral está tomando conta da eleição em Salvador. Sem grandes surpresas, os três principais candidatos não estão conseguindo protagonizar nenhum fato novo. Inclusive, por já terem uma relação no passado (e por guardarem muitos segredos em comum), Bruno Reis e Geraldo Júnior estão evitando se atacar frontalmente. A campanha em São Paulo está muito mais interessante e engajando mais as redes sociais. Na capital baiana, o sentimento é que todos estão apenas cumprindo tabela.
Horário político
Além da liderança nas pesquisas divulgadas até o momento, Bruno Reis (União Brasil) terá outro trunfo na campanha ao Palácio Thomé de Sousa. No "horário político gratuito", que começa nesta sexta-feira (30), Bruno terá 1 minuto e 24 segundos a mais por cada inserção em comparação com o seu principal opositor, Geraldo Júnior (MDB). Além disso, a sua coligação "O Trabalho não pode parar", formada pelos partidos Republicanos, Progressistas, PDT, PL, União Brasil e Federação PSDB / Cidadania, foi sorteada para ser a primeira a ser exibida no rádio e na TV à frente da de Geraldo Júnior, "Salvador pra toda gente", formada pelo MDB, Podemos, PSB, PSD, Avante e Federação Brasil da Esperança -FE Brasil (PT/PCdoB/ PV) e da de Kléber Rosa (Federação Psol/Rede).
Coladinho
Chamou a atenção uma foto do encontro de Lula com líderes partidários da base do governo no Congresso. Os dois principais candidatos a suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara estiveram presentes: Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA). Na imagem, porém, Elmar aparece grudadinho no presidente da República, enquanto Brito está no cantinho do enquadramento e passa quase que imperceptível. Lula, porém, jura que não vai se meter no pleito. Já os líderes minimizam qualquer significado político no encontro. A ver... 2025 é logo ali.
Tratorando
O ex-deputado federal Ronaldo Carletto quer transformar o Avante no maior partido baiano em número de prefeituras e rivalizar, de fato, com o PSD e, de quebra, tornar menor o PP, atualmente ensaiando retorno à base de Jerônimo. O Avante lançou 132 candidatos a prefeito e outros 110 nomes para vice. Ou seja, o partido liderado pelo ex-progressista quer ser protagonista em 2026 e, quem sabe, indicar nome ao Senado, o próprio Carletto. Pessedistas e progressistas começam a torcer o nariz e dizer que eram melhores os tempos em que o Avante era liderado pelo doido.
O miado do Leão
O deputado federal João Leão, que sonhou ser governador, depois senador e conseguiu, na bacia das almas, retornar à Câmara dos Deputados, só tem conseguido rugir em Lauro de Freitas, onde vislumbra ver eleita a candidata do União Brasil, Débora Régis. Se perder em Lauro com Debinha, Leão não terá mais onde rugir e passará a somente miar indignado rumo à aposentadoria em 2026. Aliás, emplacar o filho Cacá de volta à Câmara parece ser o grande projeto de 2026 de Leão.
O desembarque do PP
Aliás, com exceção do clã Leão e algumas cajadadas aqui e ali, todo o PP já é Jerônimo desde criancinha. O presidente do partido, Mário Negromonte Jr, também está lá. Aliás, Salvador só ficou com os Leões porque vencer o atual prefeito é uma aventura e tanta: arriscada e com baixíssima recompensa. Ou o PT abriria mão da cabeça de chapa tão facilmente?
De novo?
ACM Neto não se ajuda mesmo. Após ter apoiado Bolsonaro em 2018, o ex-prefeito de Salvador agora saiu em defesa de que Pablo Marçal continue protagonizando suas bizarrices nas redes sociais. Pelo amor de Deus! Custa ficar de bico fechado?
Crime ou não?
O criminalista e professor de Direito Penal, Gamil Föppel, comentou, no fim de semana, a situação do influenciador e candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB). Na análise do criminalista, o ex-coach não cometeria crime de desobediência se deixasse de cumprir a sentença que determinou a suspensão de perfis monetizados. Segundo Föppel, ainda que Marçal mantivesse os perfis monetizados, não incorreria crime de desobediência, pois, na decisão, não havia ressalva alguma nesse sentido.
Ver essa foto no Instagram
O relógio de Muniz
Mesmo com o período eleitoral, foi decretado na Câmara Municipal de Salvador que os vereadores irão discutir projetos da cidade, todas as segundas-feiras. No entanto, é possível observar que nem o próprio presidente da Casa está comparecendo nas sessões. E quando comparece, faz de tudo para encerrar o expediente mais cedo. Será assim até outubro?
Ramagem fora
Até os aliados de Alexandre Ramagem (PL) já perderam as esperanças nas chances dele na corrida para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Os ouvidos da NSP pelo Congresso Nacional captaram uma breve conversa entre a deputada bolsonarista e um parlamentar que é um dos articuladores da campanha do postulante do PL. "Como está o Ramagem?", ela perguntou. "Devagar, né? Você já sabe. Bem devagar", respondeu ele. Não é pra menos. O atual prefeito, Eduardo Paes, desponta nas pesquisas como favorito absoluto para vencer o pleito. E Ramagem, em breve, deve comprar sua passagem de volta a Brasília para reassumir os trabalhos na Câmara Federal.
E agora, Moema?
Viralizou nas redes sociais imagens do candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Antônio Rosalvo (PT), nas manifestações de 2015 contra o próprio partido ao qual hoje está filiado. Ele, inclusive, defendeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Dr. Milhão
Em Catu, somente partidos de centro e centro-esquerda estão na corrida eleitoral. O candidato Dr. André (PDT) surpreendeu ao declarar um patrimônio de R$ 7.730.000,00. O montante é quase oito vezes maior que os seus dois principais concorrentes, os candidatos Pequeno Sales (PT) e Gera Requião (PSD). Leonel Brizola amaria conhecer o candidato.
Gestão pró-quinto!
As eleições para a OAB da Bahia estão recheadas de especulações em relação a todas as três ou quatro candidaturas que se desenham até o momento. Mas uma negociata é aposta dada como certa: haverá "troca troca" de cadeiras para garantir apoio para concorrer ao Quinto Constitucional. É esperar para ver a formação das chapas e a NSP dará os respectivos nomes…
Fome de tucanos
O PSDB está com planos ambiciosos em Salvador. Praticamente nanico em todo o país, a sigla vê esta eleição como a última chance de voltar a ter algum peso no cenário político. Na capital, pretendem fazer 5 ou 6 vereadores para ter algum peso e pleitear uma grande secretaria caso Bruno Reis seja realmente reeleito. A saber.
Transparência Tardia
Parece que finalmente os deputados e servidores da ALBA descobriram o que é declarar bens! Agora, com a nova exigência do ato administrativo, todos terão que se submeter a essa "novidade" — algo que, convenhamos, só é lei federal desde 1992. Mas calma, nada de pânico! O sigilo está garantido, e só será quebrado com ordem judicial. E, claro, a inovação tecnológica do Portal do RH veio para facilitar a vida... de quem já deveria estar cumprindo isso há décadas.
Classificação Indicativa: Livre
Despencou o preço
Bom e Barato
Notebook bom e barato
Baixou o preço
Super descontos