Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Gordinho delícia

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/02/2024, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Gordinho delícia
Um famoso gordinho, que foi visto com uma patricinha novinha no Camarote Salvador do Carnaval, dessa vez volta a atacar. Com sua bochecha rosa, sempre aprontando em licitações ao redor do Estado, ele agora leva as suas garras para o judiciário baiano. A vítima é uma juíza do trabalho do TRT baiano. O casal foi visto na ponte aérea São Paulo-Rio, onde ele desfilava com seu short Vilebrequin XXXGG e ela com seu maiô Salinas. O casal desfrutava de belos drinks na Orla do Arpoador. O gordinho delícia não para de aprontar.

Virou guerra?

Que o ano de 2024 está bastante movimentado por conta da chegada das eleições municipais todos sabem. Mas o que está acontecendo nas cidades baianas está virando uma espécie de guerra, já que muitos políticos vêm acusando uns aos outros  seja sobre questões administrativas ou até repasse de verbas. Será que essas situações irão durar até outubro ou haverá cessar fogo? No aguardo dos próximos capítulos.

Ave de Rapina
As aves de rapina são conhecidas como caçadoras de movimentos rápidos e possuem olhos bem grandes. Aqui na Bahia, uma estreante no ramo varejista vem chamando a atenção pela agressividade nos baixos preços e negociações bastante suspeitas com fornecedores de produtos. O fato chamou a atenção dos consumidores, que rapidamente passaram a comprar seus insumos quase diariamente, levando-a a uma expansão bastante expressiva no segmento varejo. A Sombra, sempre atenta, foi investigar essa façanha comercial, e bastaram duas ligações para a Sefaz e para o MP, para descobrir que a turminha dos olhos bem grandes vem sonegando muito - mas muito - imposto estadual. Segundo apuração, já existe uma investigação em curso e logo logo a ave tão ligeirinha pode aparecer atrás de uma gaiola com pulseirinhas de prata amarrando suas garras. O mais curioso é que ela gosta de atuar sempre à noite, na escuridão profunda.

Dia das Bruxas na Câmara
O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como uma data sombria e horripilante para todos os mortais. Pois bem, na Câmara de Salvador, o dia 20, dia em que a vereança de Salvador pega no "bambá", vem sendo chamado pelos servidores e alguns edis como o dia do pânico total. O fato se dá porque alguns mandatários estariam "dependurados" em generosos empréstimos com agiotas, e os cobradores ficam esperando na porta para poder pegar os juros camarada. No mês passado, a Sombra flagrou um corre-corre pela rua onde um vereador quase sem dentes tentava fugir do seu "caçador", deixando para trás assessores e sua pasta 007. A cena foi digna de filme de comédia, onde todos riram e ele corria. A NSP avisa que estará de plantão na porta do paço municipal dia 20/03 e vai conferir quem corre e quem fica.

Pepe, o canhão da seleção
Quem não lembra do craque Pepe, ídolo no Santos de Pelé e da seleção brasileira na Copa de 1958?! Figura emblemática nos gramados e muito bem quisto por todos, o jogador imortalizou-se em belas cobranças de falta e chutes precisos, massacrando os adversários. Pois bem, na Bahia também temos o nosso Pepe para chamar de seu. Este atua nas quatro linhas empresariais, sufocando fornecedores, trapaceando em suas armadilhas de licitação, devendo impostos municipais e estaduais e dando canseira nos pobres mortais de seus empregados. A NSP tomou conhecimento de que tanto o prefeito Bruno Reis quanto o governador Jerônimo já estão de olho no rapaz e já avisaram aos seus secretários para colocar alguém para correr quando o assunto forem contratos. Esse só faz gol contra o povo.

Carro preto na saúde
A visita do carro preto a alguns prédios de luxo na Vitória e Horto Florestal, segundo a NSP ficou sabendo, é uma questão de tempo. Uma garotada bem traquina vem aprontando por trás de algumas "organizações" de saúde, faturando milhões atrás de CNPJs comprados e fajutos, e participando de todas as licitações no estado e em municípios pequenos sem pagar impostos, desviando muita grana para compra de carros de luxo, roupas de marca europeia, Rolex e Audemars Piguet. A meninada não esconde a ostentação, Ferragamo no pé virou comum, farras em restaurantes da moda aqui e em São Paulo são café pequeno. Um deles até inovou e fechou um famoso beach club em Ibiza no verão passado, pagando Cristal e Veuve Clicquot para Deus e o mundo, pelo seu tamanho não conseguiu passar despercebido e chamou a atenção de muita gente no local. É 'playboyzada', uma hora a conta chega. A Sombra está esperando para ver quem vai entregar o outro comparsa primeiro, pois existem muitos padrinhos de peso por trás.

Tubarão na festa errada
Um famoso empresário local, acostumado a dar mordida de tubarão gigante em prefeituras e contratantes, quase se deu mal numa cidade litorânea. O rapaz trocou as bolas e levou um opositor ferrenho para cima do palanque do atual prefeito. A coisa só não ficou pior porque a turma do 'deixa disso' entrou em ação e jogou uma rede no tubarão e o tirou às pressas, por trás do palco. Uma moça bem nervosa prometeu caçar o tubarão com arpão ou espingarda. Esse, com certeza, não morde mais ninguém.

É ou não é fake?
O ex-prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PSD), foi condenado a 5 anos de prisão por autopromoção em carnê do IPTU. Mas falou para todo mundo que era fake. Fake como se a defesa do político 'cara de pau' entrou com pedido de revisão de pena? Esse sujeito acredito que o povo é burro! Só pode!

Como pode uma miséria dessa?
Corre a boca miúda no município portal de entrada da Chapada Diamantina, que o ex-prefeito João Filho alardeia para os seus seguidores que o senador Otto Alencar (PSD-Ba) já garantiu cinco votos na justiça a seu favor. Como pode? Ainda não teve o julgamento e já se sabe para quem vão os votos? Das duas uma: ou João está enganando seus seguidores ou a justiça está desmoralizada. Vamos aguardar o julgamento e ver com quem está a razão.

“HEIL HITLER”?
Em meio ao cenário político conturbado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro protagonizou um momento controverso no último domingo (25). Rodeada por fervorosos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela foi flagrada realizando uma saudação que lembra a saudação nazista de "Heil Hitler". Um contraste curioso já que Michelle segurava, simultaneamente, uma bandeira de Israel. Como perguntar não ofende, o que tu és, Michelle?

Quem tem medo de Valmir?
Fontes da Sombra afirmaram que a candidatura de Fabya Reis já caiu da disputa por conta de seu marido, o deputado federal Valmir Assunção. A alta cúpula do PT estaria receosa que o parlamentar ganhe musculatura em uma eleição municipal na chapa de Geraldo Júnior, dando-lhe poder e status para que ele se meta a gaiato e queira sair ao Senado em 2026 (que já tem chapa "definida" com Jaques Wagner e Rui Costa).

À francesa
A Leroy Merlin, empresa de capital francês instalada em Salvador através de um padrinho de peso na Prefeitura, vem com práticas nada brasileiras. Sempre no estilo à francesa, criou um ponto irregular para motoristas de app sem o conhecimento da Semob. Rapidamente, foi aconselhada pela gestão a retirar a placa.

"Se não valorizar..."
Aviões do Forró é uma das bandas mais icônicas de todos os tempos. Uma das canções mais marcantes do grupo é "Se Não Valorizar". A música se encaixa em diversas situações, entre elas na da atual relação do grupo petista na Bahia com o PCdoB. Um indício disso é a fala do presidente estadual do PCdoB, Geraldo Galindo, o qual revelou insatisfação e afirmou que o partido não é ouvido pelo governador Jerônimo Rodrigues. O dirigente cobrou tratamento de reconhecimento de esforços. O que pode acontecer se isso não ocorrer é o maior questionamento de todos. Será que a canção do Aviões fez premonição no mundo político também?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp