Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Jorge Tadeu, o Retratista

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/09/2023, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Quem não lembra do personagem Jorge Tadeu, imortalizado pelo ator e cantor Fábio Júnior na novela Pedra Sobre Pedra? Famoso por fotografar belas mulheres no enredo da TV Globo, o rapaz sempre se envolvia em confusão com mulheres comprometidas e maridos traídos. Como diz o povo, a vida imita a arte, e em Salvador não é diferente. Pois bem, em um passado bem recente, um famoso fotógrafo local tinha a mesma mania do retratista global, e entre socialites e modelos ele ia passando rodo geral no seu estúdio. Belo dia, uma “senhora” bem discreta da sociedade baiana a procura para experimentar seus serviços. Não deu outra: o rapaz acabou tendo um árduo romance com a moça, que duraria alguns anos até ser descoberto pelo seu esposo, que o perseguiu e acabou dando um agrado para o rapaz ir embora de terras baianas. A Sombra ficou sabendo que ele se encontra em terras da garoa e, em breve, irá revelar a tórrida história entre o retratista baiano e a “dama”. 

Mansão do Caminho

Que nos perdoe o amigo espírita Divaldo Franco, mas não estamos falando da sua obra e residência de paz e luz. A NSP recebeu informações sobre uma “outra” mansão do CAMINHO, situada pelas bandas daquelas floridas alamedas atrás do Shopping da Bahia, onde alguns meninos traquinas ligados a um político local estavam semanalmente entrando com mochilas da Osklen e malas tamanho P de rodinhas, guardando documentos e outras coisitas mais no espaço. Com carros sempre luxuosos, pareciam assustados ao saírem e entrarem do recinto. Um deles já deu a volta ao mundo, por países nórdicos, paraísos tropicais e muitas idas e vindas a paraísos fiscais. A coluna tomou conhecimento que investigações andam em cursos contra a molecada. Até outro dia, apreensivos, dormiam em seus possantes nas garagens de prédios comerciais do centro financeiro da capital. Parafraseando o Rei Roberto Carlos em uma de suas canções, a NSP cantarola e manda um recado: "O Show já terminou, vamos voltar a realidade".

Maga Patológica

Tirado a bruxo, um aprendiz de publicitário vem causando polêmica no mercado soteropolitano. Após abandonar a esposa, o rapaz decidiu dar em cima de estagiários (boys) e instrutores de uma academia luxuosa na cidade. Longe de seus projetos, o moçoilo tem se arriscado em curvas nada republicanas com um amigo da política. Há quem diga que ele deixará de ser Bruxo para virar Maga, lembrando a personagem histórica da Disneylândia, Maga Patológica.

NSP

Rapa Nui

Conhecida no mundo todo por suas enormes estátuas de pedra e os misteriosos moais, a famosa Ilha de PÁSCOA é cercada de mistérios e caminhos tortos. Trazendo um pouco da história para a nossa capital baiana, em um passado não muito longe, uma figura “estranha” e feia com um péssimo hálito, transitava pelos shoppings da cidade arrotando prestígio e poder no município, com uma cabeça descomunal, lembrando a das imagens da Ilha na Polinésia. Ele resolveu construir sua mansão em um balneário no litoral norte, deixando mais uma vez no ar da soterópolis, o mistério de como conseguira comprar um terreno no luxuoso condomínio e levantar o palacete. Comparando-o ao esforço do povo da ilha em construir os monumentos e movê-los ao redor do local, um feito tão impressionante quanto o do “sujeito” de salvador realizou a beira mar.

NSP

Fúria espanhola 

Uma turma bem agitada da terra do Tempranillo voltou a botar a cabeça na cidade após depenar um antigo “lar” de saúde local. Entre mansões na Praia do Forte e apartamentos em Miami Beach e Key Biscayne, a turma que ficou conhecida pelas autoridades judiciárias como “a fúria espanhola” aos poucos vem se organizando novamente para montar a seleção de fogo. Entre aparelhos de ressonâncias, macas, medicamentos e materiais de hemodinâmica, calcula-se que o rombo tenha ultrapassado a casa dos 80 milhões, deixando dezenas de profissionais de saúde a verem navios com direitos trabalhistas e postos de trabalho dilacerados. A turma com um perfil bem discreto outrora resolveu sair das cavernas do entorno de Madrid e circularem pelas avenidas da capital baiana em possantes alemãs e transitarem pelo litoral norte esbanjando charutos e vinhos dignos da realeza espanhola. A NSP avisa que os tempos na Justiça baiana são outros e aqueles velhos amigos já não mandam mais como antes. Hasta luego, ninos.

NSP

Pitbull enraivado

Um famoso empresário local tem tido crises de raiva em constantes reuniões com seus pares. Entre “by-passes” e desacertos comerciais com sua quadrilha, o rapaz tem arrancado os cabelos e quase sempre gritado nas reuniões da Tancredo Neves. O homem, apesar de ser tricolor, vem sendo comparado ao xodó da torcida rubro-negra, o tal pitbull enraivado. Com cara de poucos amigos e bastante discreto, ele vem mostrando uma outra face antes desconhecida pelos amiguinhos. Fontes da Sombra afirmam que, se a moçada não cumprir o acordo com ele, a dentada do canino pode ser fatal e mandar muita gente para pronto -PAPUDA.

NSP

Caim e Abel

A história bíblica de Gênesis volta a se repetir na nossa pseudosociedade soteropolitana. Um famoso irmão, após descobrir que estava sendo passado para trás pelo seu “brother” resolveu botá-lo para correr. Dizem que o rombo foi astronômico, carros de luxo e mansões no Horto Florestal foram adquiridas em pouco tempo. Joias e viagens para namoradas já eram coisas corriqueiras para o rapaz, tudo isso até ser descoberto pela esposa do esforçado irmão. O balanço da empresa estava sempre no vermelho, mas o sinal para o rapaz reluzia verde e ele acelerava sua barca pela Estrada do Coco e desfilava de boné e camiseta coladinha Ricardo Almeida. O tempo, como sempre, passa e a maré está virando contra ele. Com o pires na mão, agora procura antigos desafetos para dar-lhes a mão, no entanto, a galera já sabe quem é a figura e estão preparando uma arapuca para o moço. Vamos aguardar chegar o verão.

A elegância de Muniz

Parece que a cadeira de presidente da Câmara Municipal de Salvador fez muito bem ao vereador Carlos Muniz. Atual cacique da Casa do Povo, o edil vem se vestindo como um típico italiano formado pela universidade de moda de Milão. Entre ternos italianos e gravatas francesas, o vereador vem dando uma aula de modo a seus pares. Até que o vereador Aleluia tenta acompanhá-lo, mas sem êxito. Já o "vereador-estilista" Ricardo Almeida deixa um pouco a desejar no look "casual-informal" ao lado do cacique da casa Legislativa municipal.

NSP

O nome dele é Valdemar 

Com fama de pegador, um famoso prefeito baiano, acostumando a peripécias e traquinagens, foi visto dançando agarradinho colado com uma bela morena em uma festa no interior. Lá pelas tantas da manhã, entre licor de jenipapo e amendoim cozido, o prefeito não tão jovem foi dar aquele amasso na morena. Para a surpresa de todos, a moça era moço, e o nome dele era Valdemar. O prefeito rapidamente tratou de soltar e pegar uma outra moça para dançar. Já era tarde, o beijo já havia sido dado e fotos foram tiradas. O print é eterno, prefeito. Neste terreiro, o prefeito vai cantar mais baixo.

Sinhozinho Malta

Tramita numa Vara Trabalhista e numa Vara de Família uma disputa inusitada envolvendo um ex-casal, com atuais ligações políticas e laços com magistrado. Após pressões políticas e jurídicas para que advogados deixassem a querela, os processos se arrastam por longos anos, com mandados de prisão expedidos e revogados, com bloqueios de contas judiciais e toda sorte de disputa patrimonial. Enquanto a Justiça não resolve, o mesmo devedor de pensão é credor de direitos trabalhistas. Enquanto a Justiça permite, o sinhozinho Malta faz as manobras, engorda a fazenda de bois e a prefeitura de contratos....

Na boca do povo...e dos edis

Que a Sombra do Poder é famosa nos corredores da Câmara Municipal de Salvador, isso todo mundo já sabe. Ainda mais depois de a NSP revelar as traquinagens amorosas de um vereador e seu assessor "bombadão". O assunto tem rendido desde a última quinta, inclusive, foi o assunto mais debatido dentro do palanque do desfile cívico do 7 de Setembro. Em breve, vamos revelar mais peripécias do vereador Mungunzá.

NSP

Quem pode, pode? Ou será que não, Podemos?

Por falar em vereadores, os parlamentares do Podemos na CMS estão P da vida com a situação "a Deus dará" do partido na capital baiana. A legenda, comandada na Bahia por Heber Santana, não quer saber de conversa com o prefeito Bruno Reis, mas os vereadores têm pressionado a executiva municipal para estreitar relações e começar a montar a chapa para as eleições de 2024. O cerco está se fechando.

Mão na cabeça e não rala?

Não, nada disso, se tratando do vereador Átila do Congo e suas valentias na Câmara Municipal. O pagode famoso de Oz Bambaz não foi seguido ao pé da letra quanto à situação do edil e do colega Teo Senna. Aquele episódio lamentável, que quase chegou às vias de fato, ficou por isso mesmo. E agora, o vereador valentão, que tomou apenas uma advertência da Comissão de Ética, sai cantando outro sucesso do pagode que marcou época: "Tá de boa o cabelo voa".  

Ilhéus e os seus mistérios

Parece que os rescaldos da pandemia ainda não acabaram. A prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo recentemente de uma operação da Polícia Federal para apurar desvios de recursos que eram para ser usados no enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19. A gestão contratou um haras, que cuida de animais, para gerir um hospital de campanha. A coluna descobriu que o buraco é mais fundo do que se pensa. O secretário de turismo municipal foi afastado e teve o seu telefone bloqueado pela Justiça. Aí surge o questionamento: O que tem a ver turismo com Covid? A prefeitura usou esses recursos para promover um evento denominado Gestur, mas os profissionais contratados não recebem um mero centavo.... Foi procurada pela reportagem do BNews diversas vezes e seguem ignorando os nossos contatos. Onde está o dinheiro, prefeito? Será que não foi destinado para presentes como carros de luxo? Seguimos tentando entender o imbróglio.

Mão amiga ilheense

O Ministério Público da Bahia começou a apurar uma denúncia contra a prefeitura de Jequié, comandada por Zé Cocá, por uma contração um tanto estranha feita pela gestão. Trata-se de uma empresa com ramificações familiares, que segundo a denúncia, teria relações com um secretário municipal. A referida empresa costumeiramente ganha licitações para obras de infraestrutura no município do sudoeste. O MP remeteu a denúncia para o MPF para descobrir os valores milionários faturados pelo negócio com essa pequena "ajuda" dos vínculos sanguíneos. Vale ressaltar que os recursos saíam dos cofres da União diretamente para a cidade baiana. O BNews fez uma matéria que deixou a gestão de orelha quente... Não se preocupe, prefeito, só estamos utilizando documentos oficiais para tentar explicar esse malabarismo que a prefeitura faz.

Inclusive, aproveitando...

E como ficou a história do Hospital de Campanha no Wet'n Wild de Salvador? A investigação deu com os burros n'água? O povo quer saber. Inclusive, é um bom tema para ser colocado em pauta na próxima eleição...

NSP

Se me atacar eu vou atacar...

Inês Brasil fazendo escola. A cantora e influenciadora já deixou claro que não leva desaforo para casa, e assim também fez o ex-deputado Jean Wyllys, que está no meio de uma “luta livre” em que ele só apanha, mas não cai sem bater. O ex-parlamentar fez um comentário que não agradou os “lulistas” radicais e foi atacado, mas rebateu. No X (ou Twitter, como você preferir), ele largou o doce: “hater-gado-petista”. Será que o apelido pega? (risos) Algo nos diz que essa história está longe acabar...

Língua afiada

Alex Lima voltou com a corda toda para as redes sociais...

NSP

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp