Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O acelerador de Rui

Joilson César/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 21/07/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

O acelerador de Rui
O governador da Bahia, Rui Costa, reconheceu que as obras do VLT Subúrbio estão em ritmo mais lento do que deseja. Por isso, o "correria" disse que vai dar um ultimato à empresa que está à frente das intervenções. Em uma live, ele afirmou que já mandou marcar uma reunião. "Ou acelera ou vai acelerar", decretou.


A volta por cima de Lúcio
Lúcio Vieira Lima conseguiu dar a volta por cima no meio político. Há dois anos, todos tinham pavor de aparecer em fotos ao lado do ex-deputado. Contudo, nesta semana, o cacique emedebista esteve frente a frente com o ex-presidente Lula e posou todo sorridente para uma foto.


lúcio


A caixinha da ALBA
Entra ano e sai ano já é sabido que a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai pedir ao Poder Executivo suplementação orçamentária para poder fechar as contas. Porém, quem pensava que devido a queda na arrecadação e as perdas diante nas mudanças da alíquota do ICMS o valor solicitado seria menor, se enganou. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), estimou que o pedido, este ano, deve ficar na casa dos R$ 90 milhões. Só para se ter uma ideia, em 2021, a solicitação foi de R$ 77 milhões: um aumento de aproximadamente 16%.


E a produtividade?
O pessedista também teve de explicar nesta semana a baixa produtividade na Casa nos últimos dias, uma vez que os parlamentares estão em suas respectivas bases eleitorais buscando votos para tentar a reeleição ou alçar voos mais altos. De acordo com o site oficial da ALBA, a última sessão plenária ocorreu há quase duas semanas, no dia 7 de julho. De lá pra cá, nenhum projeto foi apreciado ou votado pelos legisladores.


Treta em Jequié
O primo de Zé Cocá, João Véi, prefeito de Lafaiete Coutinho, rompeu com o familiar após uma briga feia. Informações enviadas à NSP dão conta de que os dois teriam, inclusive, supostamente trocado socos há uns 2 meses. Se é verdade ou não, na última semana, em um discurso em tom de desabafo, Véi acusou o prefeito de Jequié de "ingratidão".


Pegou ar
Atila do Congo retou-se com os internautas após condenar as agressões contra um torcedor do Vitória no fim de semana. O comentário dele foi a deixa para motoristas de aplicativo questionarem a liderança do edil nos assuntos de interesse da classe. Eleito com a ajuda dos trabalhadores, ele parece ter perdido boa parte da sua base dois anos após assumir a cadeira na Câmara Municipal.

atila


Alô, TRE!
Semanas antes do prazo final das convenções, ACM Neto queimou a largada e já está divulgando o número de urna no interior da Bahia. 

A arminha de Raíssa
Raíssa Soares está cumprindo direitinho a cartilha bolsonarista. A defensora número 1 da cloroquina na Bahia utilizou nesta semana as redes sociais para garantir o seu apoio aos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores (CACs) caso se consagre nas urnas nas eleições deste ano.

raíssa

O novo emprego de Roma
Caso não seja eleito ao Governo da Bahia, João Roma já tem emprego garantido em um novo ramo...

Estética bolsonarista

Aliás, falando em Roma, o bolsonarismo continua chamando a atenção pela estética peculiar no WhatsApp. A criatividade no uso do Microsoft WordArt é de causar inveja.

roma

O vigor de Lula

Em tempo, Lula 'tá botando fé' no lema "o amor muda o mundo" para convencer o eleitor que ele tem chances de mudar o Brasil. E conta com Janja para isso.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp