Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O Ex-Zecutivo

Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/01/2025, às 05h50   Editoria de Política



Uma figura bem badalada nos blogs sociais da cidade se meteu em uma briga de cachorro grande e agora não sabe onde enfiar a cara. O ex-executivo, que sempre se gabou de ser o tal do mercado e Faria Limer, dessa vez se deu mal. No afã de ter seu nome estampado nos feeds tupiniquins da Soterópolis como o “cara”, acabou tomando uma invertida de uma das partes do litígio e está sendo acionado a pagar uma quantia milionária por “vender” informações falsas e levianas do opositor. O bonitão de topete alto passou o Réveillon em uma mansão na Praia do Forte, ao som de “A Namorada Tem Namorada”, mas acabou indo embora sozinho pelas calçadas do condomínio e dormiu na casa de um “Lord”.

“Guarachorume”
O balneário turístico de Guarajuba, conhecido por suas belas paisagens e tranquilidade, ganhou um apelido nada glamoroso: “Guachorume”. O apelido surgiu após as festas de final de ano e shows realizados na região, deixando a pequena vila tomada por um forte odor de chorume, urina e lixo espalhado pelas ruas. A situação tem incomodado moradores e visitantes, que relatam um fedor insuportável, capaz de afastar qualquer cidadão da região. Diante disso, o prefeito Caetano terá que reforçar — e muito — as ações da equipe de limpeza urbana local, especialmente durante os períodos de maior movimento, para evitar que o apelido pegue e comprometa a imagem do destino turístico.

Dendê federal
A ida de Sidônio para o Ministério da Comunicação já era tratada como certa há muito tempo. A corrida agora é para saber quais agências de propaganda vão ficar desfalcadas com a ida do baiano para o Planalto. Depois de várias campanhas bem-sucedidas, era natural que ele tivesse destaque em Lula 3, já que o ministro Rui Costa o conhece bem. O teor de dendê no governo federal tende a subir tanto nos próximos dias que não vai ser um susto se, do nada, aparecerem uma baiana de acarajé, dois trios elétricos e fitinhas do Senhor do Bonfim no Palácio do Planalto. Ajayô!

Futucou e achou
Caiu como uma bomba a visitinha dos policiais federais cumprindo busca e apreensão no Tribunal de Justiça da Bahia na terça-feira. O gabinete foi revirado, quase não sobrou computador ou documento do desembargador afastado pelo CNJ. Também não ficou um servidor de pé. A limpa foi feita, e o CNJ agora quer saber o motivo do favorecimento de um preso, apontado como líder do Comando Vermelho na cidade de Brumado. A NSP soube que o robusto material vai dar pano pra manga e muita coisa colocada debaixo dos tapetes vai vir à tona.

Réveillon dos Desesperados
Uma turma bastante conhecida da cena local protagonizou um verdadeiro velório na virada de ano. Quem teve a oportunidade de presenciar a cena ou ver a foto do grupo brindando à meia-noite garante: o clima estava mais para enterro do que para festa de Réveillon. O detalhe mais curioso? Além dos rostos fechados e dos sorrisos forçados, parece que o clima entre eles não anda dos melhores — ninguém se cumprimenta mais. Restaram o brinde protocolar e o constrangimento no ar para marcar a passagem de ano.

Calote à vista
Uma meninada em uma caravana bem animada comprou um terreno na mão de um antigo investidor e raposa velha do mercado imobiliário, dando um sinal simbólico. Até aí, tudo bem, mas, desde o início de dezembro, sumiram e não estão mais atendendo o corretor da jogada. Dizem que os “míninos” pegaram o Guanabara e caíram fora da negociação. O velhinho já tratou de meter tapume no platô dele.

Carro do ovo
Verão. Época em que todo mundo busca ser fitness. Talvez seja por isso que a Prefeitura de Salvador esteja preocupada em comprar um dos alimentos que mais possuem valor nutritivo: o ovo. No próximo dia 23 de janeiro, uma licitação do município será aberta para buscar quem vende o item com as melhores condições. O registro de preço será iniciado a partir das 10h. Quem busca suas placas que se prepare. Com ou sem o "lá ele", tem gente na prefeitura querendo ovo em janeiro. Alguém se habilita?

A janela tem dono
Tem político que mal chegou na Câmara e já quer botar as asinhas de fora. Na ânsia de mostrar serviço e já sentar na janela, tem político ensolarado querendo até mesmo a presidência de comissão. Restou combinar os votos com quem venceu a eleição. Muniz já deixou claro: com ele é na reciprocidade.

Abre o olho, Leo Prates
As eleições municipais mal acabaram, e há quem já pense nas articulações para as próximas eleições. Sucessora natural de Bruno Reis, Ana Paula Matos assumiu, nos primeiros dias do segundo mandato do chefe do Executivo Municipal, a prefeitura de Salvador. É notória a empolgação da vice-prefeita em tomar o controle da capital baiana em 2025, e muito se especula que ela já tenha entrado no jogo político para colocar seu nome em evidência para 2028, tornando-se adversária do próprio correligionário, Leo Prates, que já manifestou o desejo de ocupar a cadeira no Palácio Thomé de Souza. Será Aninha a nova aposta de Bruno Reis para continuar com a popularidade “de milhões” do governo ou a vice-prefeita irá minguar em meio aos entraves da política?

Demagogia
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, sem aviso prévio e logo após a ressaca do Réveillon e nas férias escolares, o aumento da passagem de ônibus em Salvador, que passou de R$ 5,20 para R$ 5,60, revoltando a população que lhe deu uma votação expressiva. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) detonou o aumento e considerou o "valor agressivo". Ainda questionou o serviço de ônibus na capital baiana. No entanto, alguns dias depois, na última terça-feira (7), revelou que a tarifa do metrô também ia sofrer reajuste, e também foi criticado pela base carlista. Como bem diz o velho ditado, “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Sobrou para aliada
A promessa do governador Jerônimo Rodrigues de acionar a Justiça contra prefeitos que cometeram irregularidades durante a transmissão dos cargos atingiu em cheio uma aliada de primeira hora. A informação dos bastidores é de que a fala foi um recado para a ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que, segundo sua sucessora no cargo, Débora Regis (União Brasil), deixou a cidade em verdadeiro pandemônio.

Curriculum Vitae
O ex-vereador Tiago Ferreira foi flagrado nesta semana "rondando" em um evento de Jerônimo Rodrigues. Ele, que não conseguiu se reeleger na última eleição municipal, parece estar procurando uma vaguinha de emprego no governo. O que será que vem por aí?

Troca-troca
Tudo indica que Jusmari Oliveira possa deixar a Sedur, pasta na qual trabalha, para retornar à Assembleia Legislativa da Bahia. A expectativa é que ela assuma a cadeira deixada por Eures Ribeiro (PSD), eleito prefeito em Bom Jesus da Lapa. A saber.

Separados na maternidade
E Rogério Andrade, que acabou recebendo solidariedade por ter sido "agredido" pela maluca do Uber? Brincadeiras à parte, a semelhança do gestor com o motorista do app impressiona.

Deu blecaute
E não é que acharam Rogério Da Luz no meio de uma reportagem na rua? Após perder o controle do PRTB, agora ele se autointitula "autônomo".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp