Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Pan-Boys de meninos

Imagem / IA
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Imagem / IA

Publicado em 06/02/2025, às 05h50 - Atualizado às 05h55   Editoria de Política



Pan-Boys de meninos
A informação é muito grave, e as autoridades precisam estar atentas! Há, em Salvador, um grupo de jovens abastados que foram criados em colégios caríssimos, frequentam a alta sociedade baiana, mas cujos pais não souberam educar. São jovens mimados, que não produzem nada, mas são experts em esbanjar a fortuna amealhada pelos pais, normalmente por meio de contratos públicos ou como pequenos herdeiros. Na segunda quinta-feira após o Dia de Reis, durante a conhecida Lavagem do Bonfim, esses jovens extrapolaram todos os limites. Com as lanchas dos pais na Baía de Todos os Santos, convidaram belas garotas para beber uísque, gim e energético, mas o final acabou em tragédia: um estupro. A NSP teve acesso a fotos e vídeos e está apurando os fatos para ter certeza e identificar a participação de cada um dos envolvidos. Não ficará gato por lebre.

Musa do sincretismo
Uma socialite bastante conhecida das rodas de conversa da high society baiana ficou possessa no Dia de Iemanjá na hora de jogar sua oferenda para a Rainha do Mar. A bonitona, que não se organizou direito pra montar seu balaio a tempo, pediu um delivery de flores (!) para conseguir sua prece. Acontece que a demora desagradou e as flores acabaram chegando murchas, revoltando a dondoca. Mesmo com o desgosto, ela desceu para o píer de sua mansão na Vitória, jogou o buquê no mar e fez o sinal da cruz antes de dizer que é Iemanjá que guia seus caminhos. Pra encerrar o dia, curtiu a festinha num rooftop badalado no Rio Vermelho. É o candoblecismo freestyle.

Corretora tarada 
A primeira ideia de quem faz um seguro de vida é proteger sua família contra eventuais infortúnios. Mas há seguros de vida que se transformam em verdadeiras bombas de Hiroshima. Foi exatamente isso que ocorreu com um número significativo de autoridades de um dos três poderes do Estado da Bahia. O depoimento e as fotografias dos envolvidos podem abalar a Deusa Têmis.

Ecos de Iemanjá
Os festejos de Iemanjá foram de lavar a alma—e queimar a língua! Teve secretário virando cachaça e confundindo assessora com oferenda, fotógrafa de político trocando flash por fervor com o santo, deputado cambaleando de tão bêbado que quase caiu no mar, e vereador recebendo cabocla pegavara como se fosse despacho exclusivo. Entre um acarajé e um trago, a festa seguiu até altas horas, com muita reza, batuque e bafafá. Axé e babado não faltaram!

Castelinhos de Areia
Todo mundo sabe que a ressaca pós-eleição é difícil de superar. Também se sabe que os ventos da política mudam num piscar de olhos. Mas isso só se aplicava aos políticos partidários. Vazou a informação de que está em curso, nos corredores do TJBA, por ressentimentos fraternos da última eleição para a mesa diretora, a operação Castelo de Areia. Dizem que não vai sobrar uma alma viva!

Futuro do galã I
Ontem Fabrizzio Muller deu adeus à Semob e aos 12 anos de trabalho na Prefeitura de Salvador. Dá lugar a Pablo Sousa. Há quem diga que o nível de beleza da Prefs vai cair um pouco, visto que Muller era tido como o galã da gestão, arrancando suspiros de servidoras, colegas e até mesmo jornalistas nas mais diversas pautas ao longo desses anos. 

Futuro do galã II
A caminho da iniciativa privada, Fabrizzio Muller já foi logo assediado sobre a possibilidade de concorrer a um cargo político. O flagra foi feito pela NSP em meio à festa de Iemanjá. A "eleitora" garante que já votou nele, mesmo Muller nunca tendo concorrido a um cargo público. Claque ele já tem. Veja:



Jero e as torcidas 
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu de presente, no último sábado (1), durante a cerimônia de encerramento do projeto 'Anjinhos da Praia', no Centro de Cultura Cristã, no bairro do Costa Azul, um quadro com uma caricatura sua e das crianças participantes do projeto, que recebem orientações para prevenir acidentes no mar e em casa. No momento do recebimento do presente, confeccionado por um bombeiro, a banda do Corpo de Bombeiros da Bahia tocou o hino do Vitória. Como era dia de BaxVi naquela data, logo depois, o governador, que é torcedor do rubro-negro, para não gerar ciumeira com a torcida tricolor, pediu à banda que também tocasse o hino do Bahia arrancando aplausos da plateia.

Tá com você
Aparentemente, acabou a polêmica sobre a disputa entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador pela Fábrica Têxtil São Braz, localizado no bairro de Plataforma. Enquanto o Estado queria o terreno para a construção de um centro de atividades culturais e comerciais de pescadores, marisqueiras e das comunidades do entorno, o Município deseja construir um Polo Audiovisual. Dentro do governo, a avaliação é de que o espaço seja cedido para a prefeitura tocar o seu projeto. O que tranquiliza é a garantia de que as obras do trecho do VLT que passa na região não devem sofrer interferência.

Várias faces
Pivete do Calabar, capoeirista, cantor de música gospel, dançarino, "delícia" de Anitta e agora, talvez, DOUTOR. É, meus amigos, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), está em busca de um novo título e faz questão de cantar aos quatro ventos. Durante mais uma edição da Jornada Pedagógica, evento que marca o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Salvador, nesta terça-feira (4), o gestor, com a boca cheia de dente, pediu licença aos servidores da educação para sair mais cedo da cerimônia, pois iria passar pela última fase de seleção para um Doutorado. O prefeito, entretanto, não deu mais detalhes. Não satisfeito, com a boca mais cheia de dente ainda, alfinetou os coleguinhas e disse que queria ver se existia outro prefeito no Brasil que, depois de ter vencido as eleições, foi estudar. Mas olha como ele está? Hummm, amostradinho!


Tô querendo, hein?
Apesar de o governador Jerônimo Rodrigues ter dito que não pretende ter em seu secretariado pessoas que desejam concorrer às eleições de 2026, tem gente do governo que não esconde a vontade de disputar o legislativo ano que vem. A situação é quem vai cantar melhor o "Se me chamar eu vou”.

CNI Baiana
A representação baiana na direção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a maior desde a criação da entidade, há 86 anos. Além do presidente, Ricardo Alban, também integram a cúpula da CNI o ex-deputado e ex-senador Roberto Muniz, como Diretor de Relações Institucionais, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Lucchesi, como Diretor de Desenvolvimento Industrial, e o ex-secretário estadual de Comunicação, André Curvello, na Diretoria de Comunicação. Representantes da indústria baiana esperam ver tanta influência revertida em benefícios para o setor no estado.

Concorrência com Isidório
Reconhecido entre os colegas como o “maior presepeiro” da Câmara Federal, o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante/BA) está vendo seu posto ameaçado pela atuação de parte da bancada bolsonarista na Casa. Durante a Sessão de posse do novo presidente, Hugo Motta (Rep-PB) o parlamentar baiano se postou ao fundo da mesa diretora e comandou os aplausos ao discurso do novo presidente, espancando uma Bíblia que carregava em uma das mãos. Mas a zoada de Isisdório foi suplantada por um grupo de deputados bolsonaristas, que carregando peças de picanhas e pacotes de arroz e café e portando bonés onde se lia “Comida Barata Novamente – Bolsonaro 2026”, fizeram um protesto no plenário durante a Sessão Solene. A atitude foi rechaçada por Motta, que pediu “compostura” aos colegas, lembrando que embaixadores de nações amigas estavam presenciado o ato deles.

Ganhando fios
A nova legislatura na Câmara Municipal já começou a todo vapor, com projeto a torto e a direito, sobre os mais variados temas. Faltou combinar com o pessoal da comunicação da Casa. Teve vereador com foto antiga no telão, a exemplo de Kiki Bispo. Os tempos mudaram e, ao invés de perder cabelo, o edil conquistou muitas madeixas. Um caso a ser estudado.

Antes e depois de Kiki Bispo
Antes e depois de Kiki Bispo (Montagem: BNews)


Prêmio de consolação? 
Após ameaçar sair do PP, Sidninho foi eleito o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Municipal de Salvador. O que se sabe nos bastidores é que os nomes de Duda Sanches e Paulo Magalhães Junior, ambos do União Brasil, estavam cotados para o cargo. O edil vem demonstrando descontentamento com o líder do partido, Cacá Leão. 


Todo mundo mudo
Em meio a uma possível reforma de secretariados na prefeitura de Salvador, os vereadores do PSDB têm evitado falar sobre um 'embate' para ficar com as pastas mais importantes na gestão de Bruno Reis. O que chama mais atenção é que o prefeito parece não ter pressa. Estratégia?

O PL ta de olho
Em meio à polêmica envolvendo a possível saída dos vereadores do PP para o PL, o presidente do partido na Bahia, João Roma marcou uma reunião com os integrantes para discutir o assunto. Vale lembrar que hoje a legenda conta com dois representantes na Câmara de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp