Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Resistência petista

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/10/2023, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Resistência petista

A capacidade de apaziguar os ânimos que Jaques Wagner possui não foi suficiente para dobrar os vereadores de Salvador que se mostram resistentes a apoiar Geraldo Júnior como cabeça de chapa nas eleições de 2024. Enquanto na Assembleia Legislativa alguns evitam falar sobre o assunto, na Câmara os petistas estão irredutíveis. Eles querem um candidato do PT a qualquer custo. Pelo visto, Wagner terá mais um bocadinho de trabalho pela frente. Será que Fatinha vai precisar entrar na jogada para resolver isso aí? Eis a pergunta que não quer calar!

Casos de família

A possível confirmação da candidatura do vice-governador Geraldo Júnior pelo grupo petista à prefeitura de Salvador em 2024 agitou o noticiário político nesta reta final de outubro. Além disso, esta possibilidade faz surgir algumas perguntas e entender alguns movimentos. Em caso de vitória de “Geraldinho” em 2024, como ficaria o cargo de vice-governador da Bahia? Se a cadeira da vice-governadoria fique vaga, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia assumiria o comando do Executivo nas ausências de Jerônimo Rodrigues. E isso ajuda a explicar o interesse de Adolfo Menezes em estender a sua permanência na presidência da Alba por mais dois anos, se encerrando em 2026. O terceiro mandato de Menezes na Casa do Legislativo baiano não é bem-visto por alguns parlamentares. Nos bastidores, um dos que “olham torto” para essa possibilidade é Matheus Ferreira, filho de Geraldo, pois Menezes foi contrário ao mesmo movimento feito pelo atual vice-governador, só que na CMS. Como fazer com que essa “pedrinha” não cause um desgaste daqueles para a base petista?

Hipocrisia petista

Alguns prepostos do PT estão procurando a imprensa para acusar Geraldo Júnior de fazer política "de cima para baixo" e supostamente "impor" uma candidatura. Dizem que, na esquerda, tudo tem que ser "construído em conjunto". Contudo, ninguém abriu a boca para fazer a mesma acusação contra Rui Costa durante a candidatura da Major Denice na última campanha...

Fica a dica, vereador

Tiago Ferreira, que sempre esteve ao lado da imprensa enquanto era sindicalista, passou a alfinetar jornalistas nos últimos tempos. Cuidado, vereador. O mundo dá voltas, viu? Mandatos passam, a imprensa fica...

Onde há fumaça, há fogo

Com as eleições batendo na porta, ainda tem candidato enrolando nas definições, já que uma reunião para acordos políticos, supostamente, acabou com as "guerras internacionais" como pauta.

Agente duplo?

E tem gente que não sabe onde pisa. Por desejo próprio ou do partido, a indefinição comanda a situação. O certo é que, entre lá e cá, o discurso foge do pregado e se alinha com o concorrente: "No momento certo..."

Toma lá dá cá?

Que o apoio do PL para Bruno Reis faria uma enorme diferença na campanha à reeleição do atual prefeito, isso ninguém tem dúvida. Além de atrair de uma vez por todas o eleitorado bolsonarista, Bruno ainda conquistaria mais tempo de televisão.
Diante da importância, o PL segue costurando acordos com a gestão municipal para viabilizar a “batida de martelo”. Apesar de João Roma negar barganha de cargos por apoio, os liberais miram na Secretaria de Educação (Smed). No entanto, entregar uma pasta tão importante aos bolsonaristas é um risco que Bruno não pretende correr.

NSP

Reforma?

Com exclusividade, o BNews noticiou a costura entre PL e Bruno Reis e isso caiu como uma bomba na cúpula do partido. Se o PL não levar a Educação ou a Sefaz, Bruno terá que preparar um prêmio de consolo muito bom para acomodar a turma. Será que vem uma reforma administrativa por aí?

Round 1

Quem estava soltando fogo pelas ventas na Assembleia Legislativa foi o deputado Robinho. Ele não gostou nada da polêmica declaração dada pela deputada Fátima Nunes ao se classificar como negra e pobre “Ela tinha que falar que ela é hipócrita também. Ela é mais albina do que negra. Ela é mais burguesa do que pobre. Pelo salário que recebemos aqui não tem nenhum deputado pobre”, gritou o ex-prefeito de Nova Viçosa.

Round 2

E não foi só com a colega de parlamento que Robinho estava retado, não. Ele soltou o verbo contra o Portal da Transparência e denunciou registros equivocados de pagamentos de emendas. Foi um verdadeiro Deus nos acuda na sessão da última terça-feira (24).

Sem noção

Aliás, por falar em Fátima Nunes, a deputada perdeu de vez a noção do limite. Questionada se ela estaria arrependida da polêmica fala sobre a cor da pele, a deputada teve a coragem de dizer que “o que importa é o sentimento”. Vai vendo!

NSP

Rebranding

Pelo visto, bolsonarista Jânio Natal resolveu se render às circunstâncias, né?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp