Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Pink e cérebro

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/10/2023, às 05h50 - Atualizado às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Pink e cérebro

A vida sempre imita a arte. Dessa vez a coluna NSP traz para os leitores a nova dupla sensação em Salvador: trata-se nada mais nada menos que os Pink e Cérebro. O grandão, todo desengonçado e mal arrumado, faz o papel esdrúxulo e pegajoso com os políticos locais para morder “contratinhos”. Já o nanico articula ardilosamente maracutaias na calada da noite e maldades para cima dos concorrentes dele. O prefeito Bruno Reis já prometeu botar a duplinha para correr do Palácio Thomé de Souza, já o presidente da CMS, Carlos Muniz, afirmou a amigos que lá eles não pisam. A NSP está esperando o que o Governo do estado vai fazer para se livrar dos bizarrinhos, já que um deles vende uma grande amizade com uma liderança petista na Bahia. Polícia neles, Jerô….

Plano A

Em meio formação do G8s na ALBA, arrumação de gabinetes, emendas, etc… o Deputado Niltinho, um dos cotados para assumir o trono da poderosa Alba em 2025, vem sendo constantemente questionado sobre sua candidatura ao biênio que se aproxima. Muito jeitoso e com perfil pacificador, a resposta do jovem tem sido sempre a mesma: que ele tem plano sim... mas o plano A, plano Adolfo Menezes para reeleição… É esperar para ver!

NSP

Fred Astaire tupiniquim

Um ex-secretário local, entre umas biritas e gins turbinados, soltou e mostrou todo seu gingado a “lá Fred Astaire” no badalado Balneário de Praia do Forte no feriadão. O rapaz subia, descia, subia e descia novamente. Parecia aqueles pagodeiros “raiz” de final de festa. A turma, que não perde a piada, tratou logo de carimbar no moço o apelido de Fred Astaire, fazendo alusão ao grande dançarino americano, que marcou época no cinema mundial. A única diferença é que o nosso é o Fred tupiniquim e dançarino de fundo de quintal.

nsp

O Calo de Bruno Reis

O prefeito Bruno Reis tem confessado a amigos mais próximos que não sabe como fazer para se livrar de uma "pedra no sapato" que foi herdada da gestão Netista. O rapagão já tá indo para os 11 anos girando o Thomé de Souza e enchendo o saco do gestor soteropolitano. Sempre pegajoso e entrão, vive a perambular as inaugurações para ver se consegue aumentar sua boquinha e fazer umas fotos com alguns secretários e vereadores, mas quase nunca tem êxito. Sempre na saída, encarna em Bruno como sempre com algum pedido bizarro, levando o prefeito a perder a paciência algumas vezes. A NSP sugere que o jovem cacique da cidade exonere o “mala” e feche esse capítulo na sua administração, já que quem pariu "Matheus" que o balance.

nsp

G8: o original e o tabajara 1

Na Assembleia Legislativa não se fala outro assunto: além do novo grupo lançado em setembro, na Alba, denominado de G8, justamente por integrar oito deputados estaduais. Sob liderança do ex-deputado federal e ex-presidente do Avante, Ronaldo Carletto, o G8 é formado por deputados de partidos que não apoiaram o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2022, mas que já se intitulam como “alinhados” com a base petista. Até aí tudo bem! O problema é que, numa ação audaciosa, um “novo G8” foi lançado nesta terça-feira (17), por um novo grupo de deputados.

NSP

G8: o original e o tabajara 2

Rogério Andrade (MDB), Mateus Ferreira (MDB), Soane Galvão (PSB), Fabíola Mansur (PSB), Niltinho (PP), Eduardo Salles (PP), Hassan (PP) e Antônio Henrique (PP) causaram surpresa na Alba ao se lançarem como um novo bloco. A partir daí, a confusão se instalou! Os dois "G8s" passaram a trocar acusações pesadas, apontando possíveis intenções por trás do objetivo do grupo “tabajara” - inclusive apontando uma suposta tentativa de “chantagear” o governador para obter cargos em troca de apoio na Alba. O fato é que agora a Alba conta com dois G8s. Resta saber quem é o original e quem é o tabajara. Além disso, resta saber também o que Jerônimo tá achando dessa batalha de deputados, inclusive da oposição, querendo ajudar ele na Alba.

Sorriso colgate

Os funcionários da Câmara de Salvador estão sorrindo com a mão na boca. Há mais de três meses, servidores, cargos comissionados e terceirizados, que somam dos mais baixos aos mais altos salários, estão sem o direito ao tratamento odontológico oferecido pelo legislativo municipal e que, por muito tempo, foi um trunfo da boa administração da Casa. A justificativa, quando se pergunta à dentista, é de que o consultório está aguardando material para todos os procedimentos. Uma servidora que pretendia fazer uma limpeza até se prontificou a levar quais fossem os materiais para fazer uma limpeza, mas não colou. 

nsp

“Toc Toc Toc, três batidinhas na porta”

Aqui na NSP, a Câmara de Salvador é sempre lembrada por algumas peripécias surpreendentes. Porém, o nome da Casa foi parar no meio de uma celeuma nunca vista antes nesta semana. Isso porque um vereador famoso por ser pouco ativo ouviu um “toc toc toc” da Polícia Civil na porta do seu gabinete para uma busca e apreensão após a sua assessora ser presa por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. E não para por aí não, caro leitor. A sessão foi suspensa na terça-feira (17). A Câmara alegou falta de energia. Porém, não deixa de ser estranho não ter sessão na quarta (18) também. E olha que a ordem do dia chegou a ser publicada no site da Câmara, mas foi retirada em seguida. Será que faltou luz de novo?

O teto de vidro

Teve vereador que deu trabalho para sair de casa quando soube que as polícias Civil e Federal estavam na Câmara de Vereadores para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Até que fosse esclarecido que o alvo era uma assessora, teve vereador ligando para advogado, chefe de gabinete e até revisando conversas em aplicativos. A NSP soube até de um conhecido vereador que não conseguiu “sair do trono” até que a polícia deixasse de vez o prédio legislativo. Foi um Deus nos acuda para proteger os tetos de vidro.

Doutor Bestinha

Um antigo cacique local, cara de bobo e nerd, vem surpreendendo políticos e empresários baianos. Com um ar de “menino amarelo” criado com “vó”, o rapaz vem comendo pelas beiradas e abocanhando muitas coisas “legais” na área da saúde municipal, estadual e federal. Ele bate nas duas pontas, corre para o município e afaga o governo. Com cara de paisagem constante, passou meio despercebido no ano corrente, mas a NSP descobriu suas peripécias e traquinagens e aumentou a lupa em cima do moçoilo. Quem achava que ele era bobinho, hein…nsp

Oi, sumida

Após críticas dos vereadores e de destaque nesta sombreada coluna, uma vereadora de Salvador resolveu dar o ar das graças nos eventos da prefeitura. Ela, que vinha sendo chamada de "vereadora de Porto Seguro", de tanto que "passeava" pelas águas do sul do estado e faltava às sessões da Câmara Municipal, posou ao lado do prefeito Bruno Reis em evento nesta semana. Estamos de olho!!

nsp

A carapuça serviu

Não precisou nem ser citado o nome de uma determinada secretária, alvo de diversas reclamações por parte dos vereadores, que pressionam pela sua saída, que o prefeito Bruno Reis fez questão de vestir a carapuça e chamar para si a responsabilidade e dizer que vai corrigir as falhas não só com ela, mas com outros dois nomes de titulares de pastas importantes citados pelos edis num almoço nesta semana. Tem de agir rápido, prefeito, eleição vem aí e pode sobrar para o senhor.

nsp

O nome do peixe é Pinote

Os eventos do governador Jerônimo Rodrigues são famosos por serem longos (até demais). Para a imprensa, um verdadeiro chá de espera. A novidade é que nem a sua base na Alba parece não ter mais "fôlego" para o "correria dobrada". Em um evento recente, dois integrantes de Jerônimo na Casa do Legislativo baiano deixaram o governador de lado e "abriram o gás". Minutos depois, eles foram chamados para subir ao palco, mas, como o nome do peixe é Pinote, Jerônimo ficou no vácuo. Para que a maratona, governador?

Blogueirinha baiana

Juliana Araújo ataca mais uma vez. Almejando entrar na base do governo, a bolsonarista, prefeita de Morro do Chapéu, apareceu novamente nas redes sociais ao lado de Angelo Almeida, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo Jerônimo (PT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp