Colunas / Na Sombra do Poder
Publicado em 22/05/2025, às 05h20 - Atualizado às 05h27 Editoria de Política
Sobre Futvôlei, casadas e Jadore
A nova onda do beach tênis arrebatou a atenção da society baiana nos últimos meses. O que os maridões não contavam é com o famigerado futvôlei nos clubes da orla. Entre altinhas, peitões e coxões, tem muito playboy e empresário metido a retadão tomando bola nas costas de professor raiz, criado no Porto da Barra… Acho bom trocarem de esporte, porque até cobertura na Ondina o rei da altinha já levou, mané.
Merenda Escobar
Uma turminha acostumada a fornecer merenda escolar no Estado da Bahia, em algumas cidades chave, vem sendo acusada de colocar alguns ingredientes bem suspeitos nas bagagens onde as marmitas são entregues. A galera que não perde a resenha já começou a chamar os meninos que são donos de Merenda Escobar. Daí vocês podem deduzir o que há nesses recipientes...
Um alemão no CAB
Para pesadelo dos petistas mais roxos do estado, aportou no governo um alemão de 1ª linha. O rapaz transita por 2 secretarias como se fosse o quintal de casa, dando cartas em processos diversos. A turma anda de orelha em pé com tanto swing baiano do “Germany” no CAB. Resta saber se o cacique Jero e o senador Jaques Wagner vão liberar essa turma trocar as bandeiras tão rápido assim.
Cônsul de araque na prancha… judicial
Ele adora bancar o bom moço nas redes: olhos azuis em destaque, camisa aberta no terceiro botão e pose de surfista de condomínio. Se apresenta como “cônsul honoris”, título que ninguém sabe de onde surgiu — mas que ele ostenta como se fosse passaporte diplomático. Pois o tal diplomata de boutique agora vai encarar a Justiça por calúnia e difamação. O processo foi movido por um síndico do Litoral Norte, alvo de ataques gratuitos e acusações levianas do “cônsul influencer”. Acostumado a distribuir frases de autoajuda e convites para coquetéis, ele agora terá que explicar sua “liberdade de expressão” diante de um juiz. A dúvida: vai tentar foro privilegiado ou apelar para aquele amigo advogado da aula de yoga?
Deleite dos solteiros
Uma famosa empresa de comunicação jogou um verdadeiro balde de água fria nos funcionários por conta de mudanças nas folhas de pagamento. A NSP recebeu relatos de diversos empregados da gigante midiática que apontam que o novo sistema de descontos referentes ao plano de saúde vai gerar um rombo para quem tem dependentes do benefício. Um exemplo disso é a mensalidade por cada dependente. Cada pessoa deverá desembolsar até R$ 500 se quiser ter o parente beneficiado no plano de saúde. Solteiros comemoram. No entanto, quem é funcionário com mais idade, casado e com filhos pode ver o valor para mais de mil reais de descontos. O sindicato tá de olho.
Sumiu do jogo
Outro que anda sumido é o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima. Desde que o cunhado Ednaldo Rodrigues foi destituído da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ele sequer atualiza seu Instagram com publicações junto com a entidade baiana, que inclusive está fechado para comentários. Sendo assim, é até melhor. O que tem de bom para falar das duas entidades nos últimos tempos?
Então...
A gente nem ia falar nada de Aladilce nesta semana. Porém, a vereadora resolveu agora propor à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador a criação de um protocolo clínico específico e um programa de atenção psicossocial para atender as mães de bebês reborn...
Aliás...
Impressionante como a internet está despreparada para entender um meme. As pessoas realmente estão levando a sério essa "fic" dos bebês reborn, criada por alguns influenciadores para ganhar engajamento barato nas redes??? Gente???
Presepada Reborn
Quando o assunto é passar ridículo, ninguém supera o deputado baiano Pastor Sargento Isidório (Avante). O parlamentar, que circula pelo Congresso cantando louvores em voz alta, dançando e pregando o Evangelho de forma bastante espalhafatosa, também entrou na onda do momento. A última presepada de Isidório foi levar à tribuna da Câmara uma boneca bebê reborn, à qual chamou de “neta”. Segundo o deputado do Avante, o brinquedo quer ser deputado “quando crescer” e arrematou seu pronunciamento dizendo que a boneca “fez pipi”, para em seguida arrematar: “depois que eu sair daqui eu troco você".
Prefeito reborn?
A gestão Bruno Reis em Salvador entra na sua quarta semana com escassez de convites para que jornalistas acompanhem suas atividades à frente da Prefeitura de Salvador. Nas últimas semanas, conforme a NSP vem sinalizando, as “pautas” da Prefs são frequentadas apenas por "perus" e integrantes da claque. O afastamento coincide com um momento de pautas sensíveis para a atual gestão, como as greves dos professores da rede municipal de ensino e a dos rodoviários. Prefeito, cadê você?
Sumiço soteropolitano
Os motivos que explicam o desaparecimento são vários. Desde as revelações nada republicanas da operação Overclean até a chuva de críticas de ambientalistas e artistas nacionais, as queixas contra o prefeito se amontoam. E os problemas também: asfalto precário, falta de ônibus, lixo acumulado em bairros periféricos e a revolta da população.
Revolta Reborn
Por falar em Bebê Reborn, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) anda revoltada com a atenção que o Congresso Nacional tem dado à polêmica dos bonecos ultrarrealistas. “É ridículo, vamos focar no que realmente importa?”, declarou a líder do PSOL na Câmara dos Deputados em seu perfil do Instagram. Segundo a parlamentar, quem quiser ter o seu boneco, que tenha. Eu tenho dois filhos de verdade, que me dão trabalho demais”, afirmou. `Para ela, enquanto deputados e senadores tratam de leis que buscam restringir a venda deste tipo de brinquedo, temas importantes para o país e para o povo estão sendo deixados de lado. “O povo está esperando o fim da escala 6x1, a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, o vale-refeição para entregadores de aplicativo e projetos sobre o impacto ambiental”, declarou.
Mãos Vazias
A imensa maioria dos prefeitos que esteve essa semana em Brasília retornou às suas cidades de mãos vazias. As principais reivindicações dos gestores municipais, como a aprovação da PEC 66, que renegocia as dívidas previdenciárias dos municípios, e as mudanças na PEC da Segurança Pública, defendida pelo governo federal, não foram atendidas. No caso da PEC 66, não há ainda indicativo de votação pela Câmara (a matéria foi aprovada no ano passado pelo Senado). Já a PEC da Segurança ainda está no início da tramitação, mas nenhum parlamentar nem tão pouco o governo arriscam dizer como estará o texto final ao fim da tramitação.
Sobre meninas do job, marcha e prefeitos
Se os prefeitos deixaram Brasília de Mãos vazias, um grupo de profissionais, formado majoritariamente por mulheres, não pode reclamar da 26ª Marcha em Defesa dos Municípios. As profissionais, que costumam dobrar o cachê regular em eventos como este, ficaram tão atarefadas que não conseguiam atender à alta demanda de clientes. Afinal, cerca de 10 mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e lobistas, lotaram os hotéis de Brasília no período da Marcha. Teve um advogado, que representa alguns municípios de Minas e Goiás na área do Direito Previdenciário, que ficou revoltado: “Prometi para um grupo de prefeitos um momento relax no Lago Paranoá. Aluguei lancha para passeio, mas tive que dobrar o valor inicial oferecido para que as ‘tripulantes’ comparecessem. No fim deu tudo certo”, revelou.
Meu nome é tchau!
As discussões sobre o reajuste salarial de professores têm colocado o tempero que faltava nas sessões da Câmara Municipal de Salvador. No entanto, os vereadores da base do prefeito Bruno Reis têm fugido do debate com a categoria. Enquanto alguns edis governistas não aparecem, os que estão presentes, acostumados a lidar com as críticas da murcha oposição, apelam logo para a contagem de quórum para encerrar a sessão quando as coisas começam a esquentar.
Casa do Povo, mas nem tanto
A greve dos professores municipais tem movimentado o centro de Salvador. Os profissionais da educação têm se agrupado em frente à Câmara Municipal para protestar pelo pagamento do piso salarial da categoria pela prefeitura, mas sem sucesso. A entrada da CMS que quase nunca tem ninguém passou a contar até com policiais. Ao tentar participar das sessões, os profissionais são informados que “não há espaço” dentro da Casa do Povo. O questionamento se espalhou entre os presentes: "Se a Casa é do povo, por que o povo não pode entrar?. Fica aí a dúvida.
À espera
O movimento de um grande quadro de um dos partidos mais importantes da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues vem sendo muito aguardado nos bastidores da política baiana. A depender da escolha que for feita, vai mudar os planos de um punhado de gente que busca uma cadeira na Alba ou até mesmo na Câmara dos Deputados. Na avaliação de quem entende do assunto, um salto para Brasília seria fichinha pra essa pessoa e a depender de sua ambição, uma vaga na chapa também não seria algo impossível. Seja lá pra onde for, mesmo que seja pra lugar nenhum, o poder da figura pode influenciar, e muito, no jogo de 2026. A Sombra tá de olho!
Caminhos opostos
Enquanto os servidores do judiciário já vislumbram uma luz no fim do túnel, os rodoviários de Salvador estão pessimistas com o rumo da campanha salarial. A primeira categoria está em greve, mas vê a possibilidade do fim da paralisação na próxima semana, com a votação do plano de cargos salários pela Alba. Já os profissionais do transporte público ainda não chegaram a um acordo com o sindicato patronal, mesmo com a redução de 50% de suas reivindicações. Ao que tudo indica, enquanto uma categoria vai sair da greve a outra vai entrar.
Sob fogo cruzado
Os últimos dias não foram bons para o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além das críticas constantes ao seu trabalho à frente da pasta, o ex-governador da Bahia foi apontado como o “X-9” que vazou a crítica de Janja ao TikTok durante jantar com o presidente chinês Xi Jiping. Logo após Lula ter colocado panos quentes e “perdoado” o ministro, uma notícia requentada sobre a intenção de Rui em disputar o governo no lugar de Jerônimo voltou a circular, para tirar de vez a paz do ministro.
Fogo inimigo
Alvo de polêmica por apresentar músicas que pedem a morte do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Bozokill, após ser retirada de programação de show que aconteceria no domingo (18), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, quis colocar fogo no parquinho bolsonarista. Ao observarem que o vereador Alexandre Aleluia tomou para si a autoria da ação que motivou o cancelamento do show, a banda alertou ao edil que o primeiro a se pronunciar foi o deputado Diego Castro. "Pooo, Diego Castro, tão querendo pegar a tua glória! Eu não deixava! Cabelo de um cabelo de outro", escreveu o perfil da banda para provocar o edil soteropolitano.
Ponto morto
Os prefeitos baianos que ouviram a fala do presidente Lula direcionada à classe que está reunida em Brasília para cobrar a aprovação da PEC 66, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, ficaram desconfiados com a disposição do petista de sancionar a matéria. Os gestores não levaram fé, mas já elegeram a quem devem cobrar: o ministro Rui Costa. Sabedores das pretensões eleitorais do ex-governador em 2026, sabe que ele tem motivos de sobra para fazer de tudo para fazer Lula apoiar a PEC. Os gestores não querem que a Marcha dos Prefeitos tenha ponto morto como resultado.
Cadê a convocação?
A comissão de aprovados no concurso público de 2023 da Prefeitura de Camaçari está "retada" e tem realizado algumas mobilizações para pressionar a gestão do prefeito Luiz Caetano (PT) a convocar os aprovados no certame, que foi realizado pelo prefeito anterior Elinaldo Araújo (União Brasil). A atual gestão municipal fez reuniões com a comissão nos meses de fevereiro e março deste ano e no último encontro prometeu que até o dia 30 de abril ia começar a convocar os aprovados em todas as funções, no entanto, segundo a comissão, o prazo já passou e a gestão de Caetano convocou no dia 29 de abril apenas para uma função: 85 cuidadores infantis. Segundo a comissão, os demais cargos estão com carência de profissionais ou estão sendo exercidos por profissionais Reda. A prefeitura alega que a gestão de Caetano ainda está no início, e que estão mantendo contato com a comissão de aprovados desde janeiro deste ano. Segundo a prefeitura, eles irão chamar de acordo com a necessidade do município e orçamento aprovado na Câmara Municipal. Quando Caetano vai virar a chave?
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
famoso copo
Cinema em casa
Qualidade JBL
Bom e Barato