Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Sobre gigolôs, boletos e comidinhas

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/04/2024, às 05h30 - Atualizado às 06h02   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Sobre gigolôs, boletos e comidinhas
Não é de hoje que Salvador é considerada a capital dos gigolôs. Dos livros de Jorge Amado aos clubes da moda atuais, eles são conhecidos da “society” soteropolitana. O perfil é sempre o mesmo, oriundos de bairros menos afortunados, colégios de boletos promocionais, quase sempre ex-amantes de “personalidades” encubados, as figurinhas agem no mesmo plano: encostam-se nas vítimas, geralmente meninas herdeiras de família rica, artistas em ascensão, chefs de cozinha talentosas, políticas de família e até mulheres com poder da caneta no Judiciário baiano. Ao longo do trajeto, sugam o que podem, como ervas daninhas, exploram tudo das guerreiras e ao final aplicam o velho golpe de “eu tenho direito”. Dessa vez um “figurinha” famosinho nos “blogs” de fotos e poses, se deu mal. A moça gravou as agressões em um famoso bairro da orla e entregou de bandeja a uma delegada retada. Tudo leva a crer que os jantares e passeios pela Baía de Todos os Santos do rapaz chegaram ao fim. É bem provável que ele volte para o cortiço de onde saiu e deu calote na dona da pensão.

O gordinho Tampico
Um Gordinho Velho conhecido da turminha local, tem circulado em outros estados falando em nome de “fulano” e “beltrano”. A NSP apurou que o roliço vem sendo usado como laranjinha de graúdos baianos para participar de licitações em educação e saúde. A rota feita por ele tem deixado rastros. Algumas fontes informaram que o calor do sertão pernambucano e os fortes ventos cearenses vão fazer o “bochechinha rosa” bater com os burros n'água e logo logo pode pegar carona no carro preto direto para o vento seco de Brasília.

Tapa na pantera
Na Bahia, tem de tudo, desde agitadores culturais até anarquistas ambientais. A NSP tomou conhecimento que um desses "Tiriricas digitais" levou uma bela enquadrada do judiciário baiano dia desses. O artista de picadeiro amazônico vivia a proferir impropérios contra pessoas via suas "teias sociais". Sempre em tom jocoso e agressivo, dirigia a suas vítimas acusações e palavras de baixo calão, levando-o a responder algumas ações nos tribunais desta terra. O usuário contumaz de ervas medicinais mordeu a língua e passou do tom por diversas vezes, até que, em processo recente, recebeu a galinha pulando, levando um belo "tapa na pantera".

O Andrade da vida real
Em Terra e Paixão, Débora Falabella interpreta Lucinda Amorim, a dedicada gerente de uma cooperativa que é casada com Andrade (Ângelo Antônio), de quem é vítima em um relacionamento pautado por controle, álcool, exploração econômica, violência física e psicológica. Nas altas rodas de Salvador, a vida imita a arte. Galanteandor, famoso em outras artes - a dos negócios obscuros - um tirado a garanhão baiano, com penetração e influência nos três poderes, está com os dias contatos. A história do Andrade da vida real também não deve ter um final feliz: a dúvida é se o flagrante da viatura será no suntuoso escritório do "garanhão", na sua nobre residência ou na mansão situada em balneário do litoral norte baiano. Maria da Penha nele!

O disfarce do empresário
Tem gente que não resiste ao gingado de um bom jingle de campanha, não aguenta ver uma carreata e não perde um comício. Um famoso empresário do ramo de supermercados na Bahia ja caiu na boca do povo por causa da participação tão intensa na pré-campanha de uma cidade baiana. Como o contrato empresarial assinado pelo dito cujo o impede de participar de eventos públicos, informações chegadas a NSP apontam que o homem tem dado um "jeitinho" de não ficar de fora da "folia" eleitoral. As fantasias vão de árabe a turista estrangeiro. Vale tudo para não ficar de fora da campanha, né?

A tristeza de Moro
É nítida a tristeza do senador Sérgio Moro diante dos problemas recentes. Ex-juiz correndo o risco de ser ex-senador, Moro está no olho do furacão, correndo o risco de perder o mandato por causa de uma ação movida pelo PT e pelo PL. No Senado, ele conversa apenas com os aliados de primeira ordem e assessores diretos. Com a imprensa, nem pensar! Com os demais colegas de parlamento, melhor evitar. Enquanto os desembargadores do TRE do Paraná não "batem o martelo", o senador segue recuado e em silêncio.

Entre prints e respiradores
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltou a ser personagem central no escândalo dos respiradores com a delação da empresária da Hempcare Pharma. Era óbvio que o assunto iria voltar à tona a qualquer momento, já que o ex-governador da Bahia é a figura central do coração do governo Lula. A novidade fica por conta da menção da ex-primeira-dama, Aline Peixoto, na investigação.

Gerônimo com G
O staff do Governo Jerônimo precisa ficar de olho nos eventos da gestão. Erros assim não podem passar.

PDT × UB
Não é de agora que os atritos entre PDT e União Brasil acontecem. Informações chegadas a NSP apontam que o "coronelismo" ainda presente na sigla, assim como a vaidade de certos dirigentes, dificultam o diálogo na base. A principal queixa entre os mais nanicos é que as decisões são impostas pelo partido, sem o diálogo necessário para que toda a base seja beneficiada. Parece que a história se repete...

Stand by
Engana-se quem acha que o Republicanos desistiu da disputa pela vice de Bruno Reis nas eleições deste ano. O partido tem deixado o assunto de stand by para focar na janela partidária e definir os nomes que vão disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Isto resolvido, a empreitada para indicar o número 2 do Palácio Thomé de Souza será retomada.

Folclores eleitorais 
As eleições para o Legislativo atraem algumas figuras, no mínimo, curiosas, que causam diversão do eleitorado nas campanhas do rádio e, especialmente, da TV. Ao que tudo indica, uma dessas figuras deve ser o folclórico do Bahia, Binha de São Caetano. O tricolor ilustre já tem a sua pré-candidatura posta e espera apenas da Justiça Eleitoral a oficialização de seu nome na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Salvador.

Afronta é guerra
Eita que Bruno Reis está causando alvoroço na política após os diversos pitacos dados durantes suas pautas na capital baiana. Além das alfinetadas, o prefeito também tem subido o tom nos discursos e mostrado que está pro 'game'. As eleições estão chegando, será que ele continuará nesse ritmo? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Muda ou não muda?
A Câmara Municipal de Salvador está bastante movimentada com alguns vereadores querendo mudar de partido. Boatos que, apesar de uma não confirmação oficial, tem um que já está quase acertado para sair de uma legenda, abrindo a tão sonhada vaga para outro, que vem reafirmando o seu desejo. Será que as mudanças têm a ver com as eleições? ou é apenas jogo político?

Medo do povo?
Os servidores do município resolveram aparecer na Câmara para ver de perto quem iria se manifestar a favor do aumento de apenas 4% proposto pelo Executivo. E tanta gente por lá deixou uma certa vereadora da situação amedrontada, tanto que não quis sair sozinha e saiu buscando “escolta” dos demais vereadores da Casa. Soltou até um “Vai me deixar ir sozinha?” para o edil que não quis sair logo da Câmara. Parece que tanta academia só tem servido para deixá-la mais forte, não corajosa.

Sobrou para o fã de Gil
Enquanto ela buscava escolta, quem não se importou com isso e saiu de cabeça erguida foi o vereador Duda Sanches. Uma pena que no final precisou baixar a cabeça para desviar da água que os servidores açoitaram nele.

Cartas na mesa
O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PT), foi a Brasília, onde se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na tentativa de atrair recursos federais para o município. Desde que rompeu com seu antigo aliado, o deputado Eures Ribeiro (PSD), tem tentado construir uma relação próxima com o grupo petista.

A insônia de Zé Neto

A filiação de Roberta Santana ao PT lança uma sombra na pré-candidatura de Zé Neto em Feira de Santana. Não é de hoje que o partido vem cortando as asinhas do deputado.

Dragão verde ou banguela?
Pelas bandas do litoral norte, baixo sul e de onde mais tenha Mata Atlântica, um famoso empresário é tirado a cavalo do cão e se autoproclama o Dragão Verde porque mete fogo e desmata tudo, sem punição, e ainda pega geral! O que ele não sabe é que os agentes da lei já estão na cola dele e já dizem por aí que, quando ele for ver o sol nascer quadrado, vai virar um dragão banguela: com fogo, mas sem morder ninguém.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp