Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: um alemão na berlinda

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/04/2023, às 05h00 - Atualizado às 06h00   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Um famoso "alemão" soteropolitano, conhecido por suas obras brilhantes e megalomaníacas, encontra-se em maus lençóis. Respondendo por alguns processos nas justiças estadual e federal, o rapaz recentemente foi acusado de grilagem e invasão de terras por alguns vizinhos de suas fazendas. O poder que ele tinha com bancas de advogados renomados, já não os tem mais. Resta agora o ombro amigo de um ex-colega de colégio que o defende com unhas e dentes nas mesas do Yacht Club.


Calote na praça
Um famoso executivo de um ex-banco do estado vem sendo acusado de passar o calote em seu advogado. O fato já chegou na esfera judicial e o credor promete abrir o bico sobre as peripécias nada republicanas praticadas décadas atrás - desde o mercado financeiro, passando por famosos “rendez-vous“ na Baía de Todos-os-Santos.


O gordo e o magro 2
Causou alvoroço e rebuliço a última NSP onde fora citado a dupla do barulho dos shows desse São João. O gordo e o magro, como estão conhecidos a dupla traquina, movimentou muita gente amiga da coluna no afã de saberem o que estava acontecendo. A coluna resolveu explicar e vem por meio desta afirmar que os meninos danados já estão sendo monitorados com lupa de aumento pelas autoridades estaduais. Logo, logo irão precisar devolver os cachês astronômicos que estão cobrando a alguns prefeitos do Recôncavo e RMS. Alguns informantes da coluna já afirmam que o clima entre os dois já não está tão ameno depois da revelação aqui feita e que logo logo o “Magro”, conhecido por seu caráter de pó de vidro, irá entregar todo esquema deles colocando de vez o Gordo para vestir listrinhas na Lemos de Brito. Não tem Jaca que resolva agora...

gordo e magro


Deu match?
Ao que parece, está tudo certo entre Geraldo Júnior e Éden Valadares. O vice-governador e o presidente do PT Bahia já estão próximos de um entendimento sobre a eleição de 2024 em Salvador. Resta apenas convencer o PT municipal...

GJ


Vai chorar, é?
Alguns coleguinhas se doeram com os recados da coluna na semana passada. É bom lembrar que chumbo trocado não dói. Bateu? Levou!

vai chorar


Marasmo 1
Se a ALBA, nesses pouco mais de dois meses tem sido vista mais como um espaço de "troca de gentilezas", por outro lado chama a atenção o marasmo na Casa pela falta de votação de projetos importantes. O deputado Eures Ribeiro (PSD) foi um dos que pediu, aos colegas, uma participação mais ativa na Casa.


Marasmo 2
De acordo com o parlamentar, quando ele saiu do cargo de deputado, em 2012, a ALBA era viva, com diversos projetos e discussões sendo apresentados não só pelo Poder Executivo do Estado, como pelos próprios deputados. Entretanto, ao retornar à Casa, o deputado notou uma diferença muito forte daquela época para esta. "Hoje se debate menos, há menos ações próprias, ficamos mais inertes em projetos e propostas".


Unidos venceremos
Apesar de haver blocos governista e de oposição na ALBA, os dois grupos estão unidos no sentido de logo aprovar as chamadas emendas impositivas, aumentando de R$ 2 mi para R$ 6 mi o total de recursos acessíveis aos parlamentares para eles aplicarem em suas bases. A expectativa é a de que, já na próxima semana, a PEC seja logo votada. Para a alegria dos deputados.


Como fica o PP baiano?
Apesar do discurso uníssono de que é preciso chegar a um consenso na escolha do sucessor de João Leão na presidência do PP baiano, ao que tudo indica Mario Negromonte Júnior será mesmo o futuro mandatário da sigla no estado. No entanto, para não contrariar o cacique Ronaldo Carletto, os "manda-chuvas" do partido tentam chegar ao seguinte "consenso": o deputado federal comandando a legenda no primeiro ano, com o ex-parlamentar sendo o presidente no segundo. Aí, a partir de 2025, com todo mundo agraciado, na teoria, novas eleições poderiam ser realizadas com um nome que, de fato, seja de conciliação.


Clima quente 1
Após discussões quentes tendo como protagonistas os deputados Hilton Coelho (PSOL) e Diego Castro (PL), foi a vez dos parlamentares Leandro de Jesus (PL) e o então pouco ativo Zó (PCdoB) chamarem a atenção dos colegas e da imprensa que acompanhou a sessão na ALBA nesta quarta-feira (19).


Clima quente 2
Tudo começou quando Leandro, em seu discurso, afirmou que o caos da segurança pública na Bahia era culpa das gestões petistas. A fala foi rebatida por Zó, que chamou o bolsonarista de arruaceiro. Foi preciso a turma do deixa disso para evitar que os dedos em riste dos deputados se transformassem em algo pior.


Novo ninho
Chamou a atenção a presença de Laerte do Vando em uma agenda de Jerônimo Rodrigues nesta semana. Parece que a força do governador só cresce.

novo ninho


CPI em Jussiape
Vereadores da oposição entregaram ao presidente da Câmara, Jadiel Carvalho (PSD), na última sexta-feira (14), requerimento para a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como principal alvo a primeira-dama de Jussiape, Hilda Rejane Assunção Ribeiro Aguiar. O requerimento para abertura da comissão possui a assinatura de quatro parlamentares, o que atende aos requisitos legais, afirmou o vereador José Roberto (PSB). O mais provável é que o presidente deverá deferir o pedido e instalar a comissão no dia 28 de abril.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp