Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Vereador fumacinha

Pixabay
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 13/03/2025, às 05h50   Editoria de Política



Vereador fumacinha
Tem um vereador neófito na Câmara de Salvador acostumado a dar umas baforadas na "canetinha maldita" no intervalo das sessões. Após a prisão do playboy Vitor Lobo, o mesmo está bastante apreensivo. Recolheu todas as suas canetinhas e prometeu a alguns colegas parar com o uso da verdinha maldita. Será?

Quem tem medo de lobos?
A prisão nesta semana do jovem Vitor Lobo, rapaz bem criado e bem nascido na sociedade baiana, abalou a aristocracia soteropolitana. Frequentador do Yacht Club e das melhores baladas da cidade, o rapaz transitava entre famosos e milionários da capital baiana. O fato é que, após sua prisão, muitos playboyzinhos da cidade, filhos de figuras importantíssimas locais, que consumiam o tal do "óleozinho" nas suas "canetinhas" durante jantares em japonês, festas na lancha na Bahia Marina e diversos camarotes pela cidade, os mesmos jovens apagaram suas fotos com o rapaz. E o medo tomou conta do Corredor da Vitória, do Horto Florestal, do Morro Ipiranga e de Alphaville. Muitos dessa galerinha estão preocupadíssimos com as mensagens e o celular do Victor Lobo. A gente tem que saber quem tem ou quem não tem medo da fera...


O Sheik da Saúde
O rapaz bem-afeiçoado entra no restaurante com roupa de grife, bem vestido, senta na mesa e pega uma garrafa de vinho bastante cara. Logo, a mesa ao lado já o identifica como o Sheik da Saúde. O menino ganhou essa alcunha depois de ganhar alguns contratos milionários na área da saúde, na região metropolitana de Salvador e em algumas cidades robustas do interior da Bahia. Dizem que o seu padrinho é um peso pesado da política baiana. E a sua irmã seria muito amiga de um ex-prefeito da capital. O Sheik da Saúde não só esbanja com restaurantes caríssimos, viagens de primeira classe nas melhores companhias aéreas, como o rapaz também "arrota" pela cidade que tem excelentes relações na capital e nas cidades. Resta saber o que os caciques locais têm a falar sobre o Sheik da Saúde...

Maria Gasolina
Uma importante advogada do cenário baiano, vem sendo chamada na roda como Maria Gasolina. A moça não aguenta ver o ronco de um motor de um desses luxuosos importados. Ela já está, apenas nesse verão, no quarto namorado, saindo de carros tipo Porsche, Mercedes, BMW e agora uma versão da BYD top de luxo. A Maria Gasolina do meio jurídico não para!
Calote carnavalesco
No circuito Barra-Ondina, um badalado camarote prometia luxo e conforto, mas deixou um rastro de problemas. Comandado por empresários de origem duvidosa, o espaço atraiu foliões animados, mas desagradou prestadores de serviço, que ficaram sem receber. Para completar, a festa foi interrompida por visitas nada desejadas: fiscalizações do Procon e da Vigilância Sanitária, que constataram irregularidades. Agora, além das contas pendentes, os organizadores ainda precisam responder a processos administrativos. Carnaval inesquecível, mas não pelos melhores motivos!


Migalha marinha
O PDT bem que celebrou a criação da Secretaria do Mar. No entanto, um olhar atento na nova nomeação mostra que a graça concedida pelo prefeito Bruno Reis, na verdade, trata-se de uma manobra. A recém-criada "secretaria" é apenas uma unidade administrativa da Secretaria de Governo e não tem status de pasta como as demais, que contam com orçamento próprio, organograma, metas e atribuições. Tanto que a própria Andrea foi empossada como “secretaria do gabinete do prefeito”. Como não teve maior espaço na Prefeitura de Salvador como pretendia, coube ao PDT se contentar com algo muito menor, do tamanho de uma concha marinha.


Casa do Mar
Com a recente criação da Secretaria do Mar, todo mundo quer saber onde será a sede da pasta que vai concentrar as ações. Os mais engraçadinhos já fizeram piada e cogitaram o Forte São Marcelo como a nova "casa" do PDT, que ficou bem contente com a nomeação de Andrea Mendonça como "capitã". Uma graça para o partido para não ficar a ver navios na gestão de Bruno Reis.


A pureza da resposta das crianças
Por falar em Bruno, a criançada parece estar de bronca com Kings. Foi o que deu pra perceber no Instagram do prefeito, durante uma visita a uma casa reformada pelo programa Morar Melhor. A pequena não quis nem saber de colo e não desgrudou da mãe. Será que vem por aí mais um parque jurássico pra alegrar a criançada e recuperar a popularidade do público infantil? A ver.

Spoiler?
Durante o anúncio das últimas mudanças da reforma administrativa da prefeitura de Salvador, Bruno Reis pode ter dado um baita spoiler sobre o futuro de Ana Paula Matos na gestão municipal. Em um discurso empolgado, o gestor deixou escapar que só falta a sua vice assumir uma secretaria voltada para a execução de obras. Resta saber se ele combinou isso com o Republicanos... Vale lembrar que o próprio Bruno passou por diversas pastas antes de se tornar prefeito. Será que ele programou o mesmo percurso para Ana prevendo a sucessão em 2028? Estaremos de olho.

Ressaca de Carnaval
Alguns vereadores de Salvador estão no modo “queria que essa alegria fosse eterna” e não deram o ar da graça nas sessões da Câmara Municipal após o retorno das atividades pós-carnaval. Para não ficar tão feio, há aqueles que fazem a famosa “visita de médico” e em pouquíssimo tempo vão embora. Já outros nem se preocupam em permanecer no local, apenas marcam presença e, se alguém for procurar, não vai nem achar a sombra para contar história para no final ganhar quase R$ 30 mil de salário. Diz se não é o “emprego” dos sonhos.

Conclave Baiano
O trio de cardeais do PT da Bahia, formado pelo senador Jaques Wagner, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo governador Jerônimo Rodrigues, se reuniu em conclave, na última segunda, em Brasília. Um dos assuntos tratados foi a nomeação do novo secretário de Comunicação do Estado. Apesar de oficialmente anunciado pela Secom como futuro titular da pasta, o publicitário Cid Andrade ainda não foi oficializado como novo secretário. Por enquanto, não houve apaziguação entre a resistência de Rui e a vontade de Jerônimo. E a nomeação de Cid corre risco de retroceder.

O destino do PT
Em crise no âmbito nacional tentando resolver o problema da queda da popularidade de Lula, o PT quer buscar uma tranquilidade nas eleições estaduais do partido. Diante da saída de Éden Valadares do comando da sigla, foi dada a largada para as discussões sobre quem vai assumir o posto. Alguns nomes já aparecem entre os favoritos e a NSP já sabe que eleição deve ficar entre os seguintes postulantes: Lucas Reis, Everaldo Anunciação, Glauco Chalegre, Liu Durães e Ellen Coutinho. Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues se reuniram em Brasília nesta semana e vão ter um peso definitivo na eleição.

Quem vai para o sacrifício?
ACM Neto vai ter dificuldades para montar a chapa majoritária de 2026. O motivo? Além da própria candidatura dele estar em xeque, não tem um nome de peso que deva ir para o "sacrifício" ao lado dele. Hoje, os nomes mais fortes do grupo são os prefeitos Zé Cocá, Sheila Lemos, Zé Ronaldo e o próprio Bruno Reis. Nenhum dos quatro, contudo, parece estar disposto a arriscar os seus mandatos em prol do projeto duvidoso do candidato derrotado em 2022.

Assessor federal?
Marcelo Nilo resolveu matar a saudade da Câmara dos Deputados e foi até Brasília nesta semana. Em postagens nas suas redes sociais, o ex-parlamentar disse que foi “conversar com antigos colegas e ver como está a real situação do Brasil”. Resta saber como ele arranjou tempo para dar um pulo na capital federal. Nilo é assessor especial da Secretaria de Governo (Segov) na Prefeitura de Salvador e ganha R$ 24 mil para exercer a função.


Noivos no altar
A convergência do PP da Bahia ao governo Jerônimo Rodrigues  continua em compasso de espera. Na última segunda-feira (10), durante o anúncio da construção do Hospital de Paulo Afonso, o governador se encontrou com o presidente do PP baiano, Mário Negromonte Júnior, e declarou a intenção de retomar as conversas visando a oficialização da adesão dos pepistas ao seu governo - o que não aconteceu até o momento. Segundo um deputado do partido, "o PP é como um noivo rico, bem-educado e bonito esperando para ser desposado. Só falta a noiva, ou o pai dela, tomar a iniciativa para o casamento acontecer”. Enquanto o casamento não se consuma, os noivos vão adiantando o passo e ficando mais íntimos. Já tem indicações do PP prestes a ser nomeadas no governo baiano e a imensa maioria dos pepistas já está alinhada com a condição de governista.

Bate-cabeça
O processo que levou Ivana Bastos à presidência da Alba ainda não está integralmente pacificado. Prova disso foi o bate-cabeça visto na Assembleia na última terça-feira (11). Quando tudo parecia certo para Fátima Nunes assumir a vice-presidência, surgiu a dúvida sobre a necessidade ou não de uma eleição exclusivamente para o cargo. Até mesmo o processo que levou Ivana ao comando da Casa passou a ser questionado. Tem quem diga que ainda existe insegurança jurídica que pode melar tudo que foi feito até agora.

Dobrando a bancada
O PSOL quer repetir na Alba em 2026, o desempenho que teve na Câmara Municipal de Salvador em 2024. O partido estuda lançar os nomes de Hilton Coelho e Kleber Rosa para o Legislativo baiano. O desenho anterior era Rosa tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, o que ainda não está descartado, mas as chances são maiores para uma candidatura dele para deputado estadual.

Pularam fora?
A NSP tomou conhecimento de que o deputado estadual Leandro de Jesus e o vereador de Salvador, Cezar Leite, estão desobedecendo à liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra inelegível, ao convocarem baianos para um ato no próximo domingo (16) no Farol da Barra. Eles desconhecem a intenção de Bolsonaro de reunir o maior número possível de apoiadores no Rio de Janeiro ou simplesmente estão virando as costas para o Mito? Um dos objetivos das manifestações de domingo é a aprovação da anistia para o ex-presidente e para presos no 8 de Janeiro.  

Caso Glauber Braga
O processo que pode levar à cassação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ) deve ser analisado na próxima semana pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A expectativa é do relator do processo contra o parlamentar do PSol, o deputado baiano Paulo Magalhães (PSD), que disse à Sombra que só está aguardando a convocação do presidente do Conselho, o também baiano Leur Lomanto Júnior (União). Se não for votado até esse mês, o processo será automaticamente arquivado, devido à mudança na composição do Conselho de Ética, que acontece em abril.

Reciprocidade
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou ontem que deve votar na próxima semana a reciprocidade tarifária com os Estados Unidos. Esta semana o presidente norte-americano, Donald Trump, deu início às sobretaxas de importação do aço, minério de ferro e alumínio importados do Brasil. A votação do "PL da Retaliação", como está sendo chamado, vai acontecer na sessão conjunta da Câmara e Senado, marcada para a próxima terça-feira (18), quando devem ser apreciados também os 34 vetos do presidente Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias. A análise dos vetos é fundamental para o fechamento do texto final da Lei Orçamentária Anual de 2025, que ainda tramita nas duas Casas.

Quinto Constitucional: O Jogo de Cartas Marcadas?
A recente decisão de um juiz federal anulando a eleição do Quinto Constitucional da OAB em Sergipe trouxe à tona um debate já conhecido, mas pouco enfrentado: o processo de escolha estaria viciado e serviria apenas para alçar apaniguados ao poder? Na Bahia, os bastidores indicam que o roteiro já está escrito e com nome certo para figurar na lista da OAB-BA para o próximo Quinto. A NSP, sempre atenta, já fez o registro para o futuro. Como dizem que até um Professor de Deus está à frente das articulações, a NSP está pagando para ver!

Buraco na Rede
A VI Conferência Estadual da Bahia realizada no Hotel Fiesta, em Salvador, no último sábado (8), promovida pelo partido Rede Sustentabilidade para a escolha dos seus porta-vozes nacionais mostrou que a sigla está desunida. A disputa pelo comando do partido está dividida entre as chapas apoiadas de um lado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e de outro pela chapa que tem o apoio da ex-senadora Heloísa Helena, que realizou outra conferência em Aracaju-SE. No evento, aqui em Salvador, Marcelo Carvalho se apresentou à imprensa como suposto porta-voz eleito pelo partido e fez uma plenária paralela na porta do Fiesta. O protesto da oposição, que cobrava crachás para entrada na Conferência, gerou movimentações da defesa da Rede estadual que afirmou que o candidato legítimo era Giovanni Mokus. Segundo o advogado Eduardo Café, a 7º Vara Cível de Salvador suspendeu a suposta plenária oposicionista.

Tudo como dantes
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, e a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, conseguiram uma vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mantiveram as suas elegibilidades por decisão da Corte, na última terça-feira (11). Com isso, seguem no comando das prefeituras das suas cidades, após recurso da oposição contra eles, como foi a vontade popular das urnas. No entanto, apenas Sheila teve a unanimidade dos ministros no indeferimento do recurso oposicionista, que entenderam que a sua genitora Irma Lemos ocupou a prefeitura da cidade por duas vezes de forma temporária - não se caracterizando um mandato e fora do período proibido de seis meses antes da eleição. Portanto, a eleição de Sheila em 2024 não foi caracterizada pela Corte como terceiro mandato familiar, ao contrário do que entendeu o TRE-BA.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags