Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O médico taradão

Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/06/2023, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O médico taradão
Um famoso médico baiano vem sendo acusado por algumas mulheres de assédio e conversas pouco republicanas em seu luxuoso consultório. Relatos dão conta de que o rapaz, sempre muito falante e estima imbatível, parte para cima de algumas pacientes sempre que essas adentram em sua sala. Um fato chamou a atenção de uma advogada, que foi ser atendida pelo garanhão: ao entrar, ele imediatamente, trancou a sala... Ela de pronto estranhou o comportamento e pediu para abrir. Sem graça, o “doutor” destrancou a porta e passou a galantear-lá com elogios e etc. Em outros relatos chegados à NSP, uma assessora parlamentar chega a comentar que ele, ao examiná-lo, teria sussurrado “palavrinhas” ao seu ouvido e chegando a alisar seus braços. O fato já está contagiando algumas mulheres que por lá passaram e os próximos capítulos parecem ser bem indigestos para o "gaiatinho".


Dá licença?
Um resort de luxo recém-inaugurado entre Trancoso e Caraiva, paraíso dos milionários brasileiros, vem chamando a atenção de autoridades e da comunidade local pela ousadia de realizar diversas obras sem licenças municipais e estaduais. A audácia da turma não muito republicana, é tamanha, que além de fazerem na “tora” seus puxadinhos, ainda têm a cara de pau de cobrar até 4 mil reais por uma diária. É tanta cara de pau que nem "licença" pedem.

licença


Prefeito Caneta Azul
No mínimo de mau gosto é a decoração do São João de Ipirá, feita pelo prefeito Dudy dos Domésticos. A piada pronta virou a sensação na cidade, o gestor resolveu em pleno mês junino, fantasiar a cidade toda de azul, a população que já leva o "projeto de prefeito" na gozação desde quando ele assumiu, tratou logo de soltar as piadas... "É o prefeito viagrinha", "prefeito blue Tim" e por aí se vai... Com a avaliação pior da região entre os prefeitos, esse já é forte candidato a voltar para suas fazendas e cuidar dos seus  produtos de maquiagem. Será que lá também só tem a cor azul?

são joão


PT sendo PT
Os vereadores petistas de Salvador não querem saber do partido apoiar candidato de sigla aliada. Os edis estão morrendo de medo de perderem espaço na eleição proporcional caso o PT decida apoiar um candidato do PSB ou do MDB. Alguns parlamentares chegaram a procurar Robinson Almeida, para que ele lançasse uma pré-candidatura ao Palácio Thomé de Souza. Esse é o plano A. Mas, caso não dê certo, os vereadores já pretendem pressionar o partido a aceitar a filiação de um dos favoritos — Zé Trindade ou Geraldo Júnior. Dar o protagonismo a outra legenda, jamais.


Sonho distante 1
Robinson Almeida adorou a ideia dos vereadores e já diz nos corredores da Alba que quer ser candidato. É o sonho dele, sempre foi e ele nunca escondeu. O problema é que o parlamentar não tem esses votos todos em Salvador. Em 2022, foi apenas o 19º candidato a deputado estadual mais bem votado na capital, atrás de outros quadros da federação, como Olívia Santana, Hélio Ferreira, Dra. Ceuci e Maria del Carmen. Sem voto, não tem jeito.


Sonho distante 2
Ivana Bastos já tentou dar um olé em seu colega de partido Adolfo Menezes e se lançou candidata à presidência da Assembleia recentemente. Não funcionou. Agora que Adolfo não pode se reeleger mais uma vez, ela até sonha em se jogar novamente, mas não parece ter muito futuro. A deputada tem muito voto fora da Casa, mas trabalha pouco a relação com seus colegas de Alba. Proximidade com prefeito dá voto no interior, mas não no plenário.


Promoção
Falam nos corredores da Assembleia que quem está doido para ser promovido é o líder do governo. Com o fim do acordo PSD-PP para se revezar na presidência e com o PT fortalecido na Alba, os deputados veem Rosemberg Pinto como favorito para a disputa que acontecerá só em 2025. Quando perguntado sobre o assunto, o petista sorri e desconversa. “Está muito longe”.


Defesa fortalecida
Quem está com os dois pés atrás diante dessa possibilidade é a oposição. Rosemberg mantém boa relação pessoal com os deputados oposicionistas, mas estes reconhecem no petista um grande zagueiro do governo. O homem arruma argumentos para qualquer pauta governista na Alba, inclusive as mais absurdas. Na cadeira de presidente da Casa, o governo teria sua defesa legislativa ainda mais reforçada e, na interpretação de alguns, o parlamento baiano poderia perder de vez sua independência.


Acomodou
Já acabou a empolgação inicial do governador e ele já não exerce mais sua pontualidade britânica (no caso, sertaneja e indígena). Atrasou para algumas pautas e não deu satisfação. Ainda é muito melhor do que os tempos de Rui, que atrasava duas ou três horas para os eventos. É melhor até porque Jerônimo, até aqui, não franze a testa nem demonstra mau humor toda vez que vê um jornalista.


Mais um chá de cadeira
Não é novidade que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem um problema sério quando o assunto é cumprir horários nas pautas. Porém, o chá de espera da vez não necessariamente envolve atraso, mas sim a demora para atender uma parte dos jornalistas que queriam repercutir assuntos políticos com o gestor durante solenidade de formatura de 356 soldados do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), na última segunda-feira (12). Atender uma parte da imprensa e deixar a outra “plantada” esperando não dá né, Jero?

Domingos Jr


Sem papas na língua
Lídice da Mata é uma política bastante enfática em suas falas e provou que não tem papas na língua quando o assunto é criticar aqueles que fazem oposição ao Governo Lula. A primeira prefeita de Salvador e primeira senadora da Bahia "desceu o sarrafo" em alguns parlamentares que estavam, nas palavras dela, "esperneando" porque o atual chefe do Executivo Nacional trabalha. “Habla mesmo!”, diria os jovens sobre a atitude da deputada federal.

Chico Fereira- PS da Câmara


Homem-Aranha vai à Roma
João Roma teve seu momento heroico nesta semana ao salvar a vida de uma senhorinha em um restaurante de Salvador. Virou meme nas redes sociais. Resta saber se ele vai conseguir salvar a própria carreira política, já que vai ficar um bom tempo sem mandato.

roma

Prefeitos safadinhos e safadões
Os "milhões" estão rolando solto nas festas de São João no interior da Bahia. E não estamos falando de espigas. Prefeitos safadinhos e "safadões" estão gastando fortunas com atrações, chegando a gastar mais de R$ 700 mil em cachê de uma única atração em cidade que mal tem escola e posto de saúde de qualidade. Haja fogueira pra pular quando o TCM vir pra cima.

Arquivo Ministério do Turismo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp