Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Passarinho Pegador

Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/03/2023, às 06h00 - Atualizado às 06h01   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Passarinho Pegador

Um famoso passarinho conhecido do empresariado baiano resolveu bater as asas do seu ninho seguro e aterrissar em uma arapuca além fronteira baiana. O rapaz estaria vivendo um affair com uma “coroa” poderosa do cenário nacional. O romance estaria sendo vivido intensamente com direito a peças teatrais em São Paulo, shows de bandas internacionais e até piseiro nordestino no melhor estilo “mela cueca”. Alguns amigos do jovem confessaram à NSP que estão preocupados com o futuro do “pássaro”. Afinal, por onde ela passa ,destrói corações. É melhor usar um galho de arruda para se proteger.

O advogado "soBERENO”

Um aspirante a advogado e filhote de uma “ex-águia” do Judiciário vem alardeando aos quatro ventos seu sucesso nas causas impossíveis. Muito bem relacionado com alguns membros do alto escalão, vem botando ou tirando o “dedo” (segundo ele) em causas de extrema relevância para população e o município. O fato é que o meio jurídico está em polvorosa para saber a mágica que esse rapazinho tem e que poder é esse que emana do seu terno fajuto da Alfred. Se liga, garoto!

O rebranding de Bruno Reis

Tratativas em almoço, jantar, café da manhã e finais de semana no Litoral Norte. O time de Bruno Reis, Carlos Muniz e Jerônimo Rodrigues, através de Geraldinho, começam a costurar uma possível ida do cacique soteropolitano para a base do governador. A costura passa por 2024, 2026 e pela trégua na Câmara de Salvador aos projetos do Executivo municipal. Entre o vai e vem, a turma tem conversado bem em voos domésticos para Brasília, onde o papo corre solto. Inclusive, um happy hour em um "B" hotel, em Brasília, entre os protagonistas do assunto. A NSP flagrou tudo.

Almoço francês candango

A NSP também flagrou um almoço em Brasília, em um famoso restaurante francês, entre dois caciques do União Brasil e MDB. Vai ter fusão entre os dois partidos?

Livros além mar

O intercâmbio cultural Brasil-Portugal sempre foi bem notabilizado  e valorizado mundo afora. Passando por Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Luís de Camões, Saramago e muito mais. Esse caldo literário sempre foi muito RICO entre os dois países irmãos, que cruzaram oceano em outros tempos. Recentemente uma turma bem animada do setor resolveu reinventar e se aventurar nas terras lusitanas, levando pilhas e pilhas de livros para serem devorados pelos “brothers” portugas. A NSP, como sempre atenta ao vai e vem das caravelas, resolveu investigar esse escambo pedagógico e descobriu que se trata de alguns projetos velhos conhecidos da galera soteropolitana-  e que, em um passado recente, acabou cheirando a “bacalhau” podre e quase terminando mal. Os intelectuais lusitanos já começaram a se movimentar e apurar o conteúdo e recheio desses livros. Não querem cair no conto da carochinha. Aliás, português nunca foi otário .

Geraldos em foco

Com a viagem de Lula e Jerônimo para a China, o Brasil e a Bahia serão governados pelos "Geraldos". O vice-presidente terá a oportunidade de aparar as arestas com o mercado. Já o vice-governador baiano terá a chance de mostrar serviço e ganhar mais popularidade para uma eventual candidatura a prefeito de Salvador em 2024.

Nocaute neles

O vice-governador e o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, colocaram as luvas e vão para cima das "forças ocultas" do Governo do Estado. Já estão disparando por aí: "Aqui não, Brutus".

Divulgação / Redes Sociais

Oposição à deriva

Enquanto a oposição pena sem comando dentro da Assembleia Legislativa, aparentando estar mais perdida do que cego em tiroteio, o nome que deveria ser o líder político do grupo aproveita para brincar de "Rui" e fazer uma "correria"... na orla de Corumbau, no sul do Estado. No melhor estilo subcelebridade, o ex-prefeito de Salvador reapareceu registrando um trecho de sua atividade física.

Sucesso total

Célia Sacramento reapareceu nas redes sociais nesta semana. A ex-vice-prefeita de Salvador voltou para a vida normal após ter levado uma rasteira do ex-aliado e não lograr êxito na política...

As indiretas de Fatinha 1

A língua da ex-primeira dama Fátima Mendonça estava solta no Metropod. Inclusive, ela contou que Jerônimo era o candidato de Jaques Wagner desde 2018 e levantou a questão sobre falta de articulação política de Rui Costa para prepará-lo.

As indiretas de Fatinha 2

Fatinha também revelou que a  expressão "Dilma de Calças", usada por Lula para elogiar Rui, foi criada pelo próprio Wagner (hoje desafeto do ministro da Casa Civil).

Acordando com o galo

O burburinho da semana tem sido a formiga que dá na cama do governador em dias de pauta externa. Vai cobrir? Se vire e chegue cedo. Senão fica sem sua aspa. O homem, diferente de seu antecessor, não é só pontual, é até além disso. Cabra bom, acorda cedo. 

O Champion de Jerônimo

Um detalhe chamou a atenção da NSP num evento do governador essa semana. Ao contrário de outros políticos, que esbanjam relógios caros, de marcas importadas, cravejados em ouro, Jerônimo Rodrigues um simples Champion com pulseira de couro surrada, que custa pouco mais de R$ 100. Pelo que parece, o mandatário não é adepto a esses tipos de luxos.

O cochilo de Rosemberg

Rosemberg Pinto está tentando reverter mais uma lambança em sua liderança governista. A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Pablo Roberto (PSDB), decidiu convocar o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner Filho. Todos os cinco parlamentares presentes, que votaram, integram o bloco oposicionista. Rosemberg contesta a validade da decisão, pois três dos cinco eram suplentes, subvertendo a proporcionalidade no colegiado. Mas o estrago já foi feito. O fato, é: o líder ficou tão preocupado em arrumar encrenca na mídia que cochilou no ponto. Abre o olho, Jerônimo. 

No crédito ou no débito?

E Leandro de Jesus que resolveu levar um cartaz para a Assembleia Legislativa da Bahia para parabenizar Bolsonaro?

De “perseguida”, a perseguidora

A NSP tomou conhecimento nesta semana de que uma edil, de mandato não lá muito atuante, tem procurado saber aos quatro cantos da Câmara Municipal quem é o responsável por esta coluna. Continue procurando, vereadora. Um dia a senhora acha.

Uns amam, outros odeiam

Se tem vereador que tem reclamado da NSP ultimamente, outros parlamentares curtem e não perdem uma quinta-feira, 6h da manhã no BNews. Em chegada da nossa equipe esta semana na CMS, um edil largou “tô no aguardo de quinta, viu?”. É assim e vida que segue.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp