Política

Japão confirma convite a Lula para reunião do G-7

Ricardo Stuckert / PR
A última participação do Brasil em uma reunião do G-7 foi em 2008  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 22/03/2023, às 15h44 - Atualizado às 15h45   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, vai convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da reunião da Cúpula do G-7 em Hiroshima, no Japão. O evento vai acontecer entre os dias 19 e 21 de maio. As informações são do Estadão.

O convite foi confirmado pelo embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. "É essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento", disse o embaixador nas redes sociais.

A última participação do Brasil no evento aconteceu em 2008, no segundo mandato de Lula. Durante os quatro anos de governo de Jair Bolsonaro, o Brasil não foi chamado. Com o objetivo de discutir os assuntos urgentes do cenário global, a cúpula que engloba Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá costuma convidar outras nações. Desde a campanha para Presidência, Lula tem reiterado o seu compromisso em reaproximar o País da comunidade internacional.

Lula vai fazer uma viagem para China, e afirmou em entrevista à TV 247, na manhã desta terça, que a viagem é "extremamente importante não só para garantir a relação boa que o Brasil tem com a China, mas para ampliar a relação", e reiterou que desejaria a presença do presidente da Câmara e do Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp