Política

Acabou o amor: Lira desiste de viajar com Lula; saiba motivo

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Arthur Lira avisou ao governo que não irá mais à China, na comitiva do presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Publicado em 22/03/2023, às 14h06 - Atualizado às 14h44   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião de líderes na última terça-feira (21), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que não aceitou a tentativa de acordo proposta pela articulação do governo para resolver a disputa sobre a tramitação das medidas provisórias. A situação acabou criando uma atrito entre Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são de O Bastidor.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, havia sugerido aprovar uma emenda à Constituição com o retorno da tramitação com comissão mista, como antes da pandemia. Haveria um revezamento entre Câmara e Senado na presidência e na relatoria dos projetos.

Lira não apenas rejeitou o acordo, como avisou ao governo que não irá mais à China, na comitiva de Lula prevista para o fim de semana. Além disso, ele passou a fazer críticas à postura do governo de não lhe enviar a proposta em discussão sobre o novo arcabouço fiscal.

Diante disso, as lideranças do PT e do governo na Câmara disseram a Lira que a tentativa do governo de encontrar uma solução se deu por pressão dos senadores, mas que a bancada do partido e a base na Câmara apoiam Lira em sua cruzada pela manutenção da atual tramitação das MPs.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp