BNews Nordeste

Justiça ordena à Secretaria de Saúde de Sergipe repasse de informações de filas em leito UTI/Covid-19 do SUS 

reprodução // Folha Dirigida
Dados devem ser enviados ao MPF e MP-SE   |   Bnews - Divulgação reprodução // Folha Dirigida

Publicado em 17/08/2021, às 17h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Federal deferiu liminar determinando que a Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe (SES/SE) envie diariamente ao Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado as informações sobre as filas de pacientes do Sistema Único de Saúde em espera por leitos de UTI/covid-19 no estado. 

A medida foi determinada em mandado de segurança interposto pelos MPs com o objetivo de garantir as prerrogativas constitucionais dos órgãos de requisitar informações da Administração Pública que se mostrem necessárias à defesa do direito à saúde da população.

Apesar da recente diminuição nas taxas de ocupação das UTIs/covid-19, a decisão possui grande relevância, considerando a permanência da pandemia e a possibilidade de agravamento capaz de gerar nova sobrecarga do sistema de saúde e eventuais novas filas de espera por leito de UTI/covid-19.

Segundo a decisão, no prazo de cinco dias, a SES deve começar a enviar os dados das filas de espera para os e-mails indicados pelos ministérios públicos. Se não cumprir a determinação judicial, pode haver responsabilização pessoal da Secretária de Saúde, além de aplicação de multa diária ao Estado de Sergipe.

Em resposta a ofício encaminhado pelos ministérios públicos, o estado informou que não forneceria os dados requisitados diariamente porque não há um sistema informatizado de regulação de leitos na Secretaria de Saúde, do que se conclui que as listas de espera são elaboradas de forma manual, diversamente do que ocorre em outros estados. Além disso, a SES argumentou que não dispunha em seus quadros de pessoal para realizar com regularidade a remessa das informações.

Para os MPs, a ausência de um sistema informatizado torna todo o processo de regulação de leitos do SUS menos transparente e acessível ao controle social e às instituições de controle, como é o Ministério Público. 

Matérias relacionadas:

Evento promovido pela ABIH-BA em parceria com a Secult reúne 80 empresas de turismo de Sergipe

Aulas presenciais da rede estadual de Sergipe estão autorizadas a retornar nesta terça

"Ninguém vai colocar a pecha de traidor em Belivaldo, diz governador de Sergipe

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp