BNews Nordeste

Advogado acusado de facilitar licitações fraudulentas se entrega à Polícia Federal

Divulgação/Polícia Federal
Advogado estava foragido e é um dos alvos da Operação 'Festa no Terreiro 2'  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 18/08/2023, às 11h40   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado João Lopes de Sousa Neto, presidente da Comissão de Licitação do município de São Mamede (PB), se entregou à Polícia Federal nesta quinta-feira (17), em Patos. Ele estava foragido e é um dos alvos da Operação 'Festa no Terreiro 2'.

De acordo com a Polícia Federal, João Lopes era o responsável por encaminhar as licitações feitas pela cidade de São Mamede em favor do prefeito Umberto Jeferson, que foi detido na mesma operação na última terça-feira (15).

Além do mais, ele também fez parte de uma organização criminosa facilitando a atuação ilegal dos empresários Josivan Gomes Marques e Maxwell Brian Soares de Lacerda nas fraudes nos processos legais.

Entre os casos de fraude investigados, está a ação de João Lopes em conjunto com o prefeito Umberto Jeferson em um aditivo de um processo ilegal em que o valor inicial estava fixado em R$ 8,35 milhões e, subiu, em seguida, para R$ 10,10 milhões, nove meses depois da assinatura do contrato. A PF classifica este movimento como ‘típico de atividades sistemáticas de desvio de verbas públicas’.

Ainda nas investigações, a polícia apurou que a construção de uma mansão, em um condomínio de luxo em Patos, também no sertão, e de propriedade do gestor municipal, teria sido construída com verbas desviadas da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp