BNews Nordeste

Após mortandade de peixes em barragem, empresas no Alto Sertão Sergipano são autuadas

Divulgação
A situação denunciada por moradores tem preocupado a população do município  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/12/2021, às 13h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Após a morte de um cardume em uma barragem no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) notificou, nesta quarta-feira (1°), todas as indústrias e fábricas da região. Dentre as empresas autuadas estão a Natville e a Betânia. 

“Nós temos uma responsabilidade, não posso aqui concluir um relatório que vai penalizar inclusive criminalmente quem quer que seja. Estamos fazendo um trabalho minucioso para que se possa descobrir, de fato, de onde está vindo esses emissários a níveis não aceitáveis. Das empresas notificadas ontem, uma delas é a Natville. Ela foi notificada porque existe uma construção e nessa construção eles não têm a licença para este fim. É uma ampliação da indústria sem a devida licença. É bom a gente dizer aqui que, até o momento, os efluentes do seu sistema são tidos como eficientes.A Betânia também foi notificada. Eu não conheço todas as empresas, mas pelo menos essas duas, que são as mais conhecidas, foram visitadas e notificadas. O procedimento está sendo vistoriado dentro de suas instalações”, pontuou o diretor presidente da Adema, Gilvan Dias, em entrevista ao Jornal Fan, da rádio Fan FM. 

Questionado sobre a possibilidade de interferência política em favor dessas empresas, uma vez que é de conhecimento de todos a ligação de uma deputada estadual com os proprietários de uma das indústrias, Gilvan é enfático: “A Adema, na minha gestão, sempre atuou sem nenhuma interferência política, até porque os resultados são desastrosos e não posso me omitir para com aqueles que degradam o meio ambiente”.

Ainda segundo Gilvan Dias, uma equipe atendeu a ocorrência e coletou a água na barragem. O procedimento de apuração visa identificar as causas e circunstâncias que ocasionaram a falta de oxigênio na localidade. A situação denunciada por moradores tem preocupado a população do município. Eles suspeitam que a morte tem sido provocada pela poluição oriunda de alguma empresa de laticínios da região.

Leia Mais:

Homem é preso em flagrante suspeito por tentar matar ex e filha atropeladas
Suspeito de armazenar pornografia infantil é preso em Sergipe

Acompanhe o BNews Sergipe também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp