BNews Nordeste

Após polêmica com Nordeste, governadores do Sul e Sudeste formam novo consórcio; saiba mais

Gil Leonardi / Imprensa MG
Na abertura do evento que aconteceu em São Paulo, os governadores negaram que o Cosud tenha como intuito a rivalidade entre estados e que a intenção é promover a cooperação e melhorar as políticas públicas  |   Bnews - Divulgação Gil Leonardi / Imprensa MG

Publicado em 20/10/2023, às 10h32   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Os governadores do Sul e Sudeste se reuniram nesta quinta-feira (19), após a aprovação em cada Estado das leis que permitem a criação do Consórcio de Integração das duas regiões, o Cosud. A decisão causou polêmica depois que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu o protagonismo do grupo em relação ao Norte e ao Nordeste em debates nacionais, como a reforma tributária.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na abertura do evento que aconteceu em São Paulo, os governadores negaram que o Cosud tenha como intuito a rivalidade entre estados e que a intenção é promover a cooperação e melhorar as políticas públicas.

“O que a gente menos quer do Cosud é que ele seja um consórcio político, no sentido eleitoral. Queremos que seja um consórcio que, na medida em que vai amadurecendo, seja em cima de questões técnicas, de temáticas para ajudar a modernizar a máquina pública”, disse o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), atual coordenador do grupo. De acordo com ele, os consórcios das demais regiões, como Nordeste e Norte, serviram de inspiração.

Indiretamente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema desmentiram a polêmica. “O objetivo do Cosud não é fazer contraponto. É construir políticas públicas e cooperar”, disse o chefe do Executivo paulista, que também negou que a frente de estados represente distanciamento do governo federal. “Obviamente, o resultado vai ser melhor se a gente conseguir a cooperação do governo federal”, continuou.

“Tenho certeza que o Cosud está aqui é para unir e somar, e nunca para dividir”, declarou o governador mineiro. Zema, no entanto, preferiu dar enfoque a medidas ambientais tomadas pela sua gestão no discurso de abertura do evento.

Além de Tarcísio e Zema, estiveram presentes o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL). Por outro lado, os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), não participaram da abertura do encontro, que termina no sábado (21).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp