BNews Nordeste

Calor de mais de 40ºC destrói obras de asfalto em cidade

Reprodução / A voz de Santa Clara
Calor de 40ºC em Santa Quitéria foi suficiente para desmanchar obra de asfalto  |   Bnews - Divulgação Reprodução / A voz de Santa Clara

Publicado em 03/09/2023, às 12h32   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Imagens do asfalto derretido com o calor em Santa Quitéria, cidade localizada no Ceará,  viralizaram quando os termômetros do município marcaram quase 40 ºC. Cidades tiveram temperatura até mais alta e o asfalto continou intacto, o que despertou a curiosidade de muita gente.

Segundo entrevista feita pelo G1, a um engenheiro da região, o fenômeno pode ser explicado pela na baixa qualidade do recapeamento, a popular  "cobertura" da pista.

O material de baixa qualidade sofreu "exsudação", que significar o processo de "suar". Quando se trata de engenharia, a exsudação se refere a uma película na superfície do pavimento, criando um brilho similar ao de um vidro.

A água presente na substância que cobre a pista evaporou até a parte externa, deixando a superfície molhada e mole. No calor do meio-dia e início da tarde, o recapeamento gruda no pneu dos veículos e sola do sapato de quem cruza a estrada.

Conforme o engenheiro, o asfalto possui quantidade excessiva de ligante  e baixa pressão. E o tráfego intenso de veículos ajuda a arrancar o asfalto teria agravado a situação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp