BNews Nordeste

Brasil conta com oito praias oficials de nudismo e duas delas estão no Nordeste; confira

Imagem/TV Bahia
Algumas das praias têm até competições de surfe nudista  |   Bnews - Divulgação Imagem/TV Bahia

Publicado em 31/07/2022, às 16h00   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Os adeptos do nudismo contam oito praias reconhecidas oficialmente pelos municípios e pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Algumas das áreas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. 

Na Bahia, o espaço reservado para os naturistas está localizado na Linha Verde, na praia de Massarandupió, no município de Entre Rios (BA). Além da bela paisagem, os frequentadores podem contar com banhos em riachos. 

Também no Nordeste, a praia de Tambaba (PB) também é reservada para o nudismo. A região conta com um mar calmo.  A praia é dividida em três áreas, de acordo com as formações rochosas. Faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba.

Já o Estado do Rio de Janeiro conta com dois destinos específicos, a praia de Abricó e a isolada praia do Olho de Boi, em Búzios (RJ). Para chegar nesta, é preciso uma trilha íngreme de 600 metros em um morro. Também é preciso subir a encosta na volta.

Em Santa Catarina pode ser encontrado o maior número de opções para esse tipo de turismo. Por lá, a praia do Pinho, localizada na badala Balneário Camboriú, é a primeira praia oficial de nudismo no Brasil, reconhecida em 1988. A outra opção fica no município de Palhoça, o cesso ao local é difícil, por meio da BR 101, 30 Km ao sul da capital. Já em Florianópolis, o turista tem a opção de contemplar a natureza como veio ao mundo na praia da Galheta, que fica ao lado da Praia Mole, uma das mais populares do Estado. 

Outro Estado com praia para nudismo é o Espírito Santo. A praia de Barra Seca, em Linhares (ES) conta com 200 m para a prática do naturismo. Para chegar até ela é preciso pegar ônibus e barco.

Princípios e comportamentos

Em comum a todas elas estão as regras e princípios de convivência. Os mandamentos vão desde regras gerais de comportamento ao regramento específico para cada praia. Entretanto, todas as praias filiadas à Federação proíbem condutas como Praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas; Fotografar ou filmar outros naturistas sem a devida autorização; constranger outros frequentadores com práticas inadequadas; Usar os assentos de uso comum sem colocar proteção higiênica; Discriminar ou desrespeitar os outros naturistas; Ficar vestido em locais e horários exclusivos de nudismo. É liberado somente que as mulheres façam topless durante seu período menstrual. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp