BNews Nordeste

Ceará contará com mais de 91 mil mesários durante eleições em 2022

José Cruz/Agência Brasi
Durante as eleições 2022, segurança será reforçada em 10 cidades  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasi

Publicado em 30/08/2022, às 14h32   Redação BNews



Durante as eleições de 2022, o Estado do Ceará contará com 91.140 mesários trabalhando nas 24.826 seções eleitorais. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a etapa de treinamentos dos mesários convocados iniciou no último sábado (27), com a capacitação de cerca de 600 mesários da 117ª Zona Eleitoral (ZE), em Fortaleza.

Os mesários são responsáveis, por exemplo, por organizar os locais de votação, identificar e orientar o eleitor e autorizar a votação. Além das funções já conhecidas, este ano os mesários também foram treinados para fiscalizar o uso do aparelho celular, proibido na cabine de votação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor deverá entregar o celular ao mesário antes de entrar na cabine, mesmo que o aparelho esteja desligado. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a proibição se faz necessária para garantir o sigilo do voto e impedir pressões de candidatos. O descumprimento da norma prevê detenção de até dois anos e o acionamento da polícia.

Dez cidades cearenses terão a segurana reforçada durante as eleições deste ano.  A ação foi aprovada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral no dia 21 de julho. Os municípios que receberação o reforço são: Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte, Maracanaú.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp