BNews Nordeste

Criminosos tentam aplicar golpe se passando por prefeitura no WhatsApp; saiba mais

Imagem Criminosos tentam aplicar golpe se passando por prefeitura no WhatsApp; saiba mais
O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) após solicitação da Secretaria da Fazenda (Semfaz) para abertura de inquérito policial.  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/01/2022, às 08h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil investiga uma tentativa de golpe aplicado por criminosos que se passam pela prefeitura de Aracaju por meio do WhatsApp para tentar obter dados de possíveis vítimas por meio de extorsão. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) após solicitação da Secretaria da Fazenda (Semfaz) para abertura de inquérito policial.

Segundo a prefeitura, uma vítima – que percebeu a tentativa de golpe-, através do contato por mensagens de texto e voz, os golpistas informam sobre uma falsa promoção relacionada à nota fiscal de Aracaju. Na conversa, eles tentaram induzi-la a informar dados pessoais, como a Chave Pix e o número de contas bancárias, com a justificativa de que seria para o depósito do falso prêmio.

Leia mais

A vítima desconfiou e resolveu procurar a Central de Atendimento ao Servidor da Prefeitura de Aracaju, onde foi informada que não existe nenhum tipo de ação deste tipo nesta Administração.

"Imediatamente, divulgamos uma nota na imprensa desmentindo a existência da promoção e alertando os cidadãos sobre o golpe. Mas entendemos a gravidade do fato e, por isso, fomos além e protocolamos ofício na DRCC", esclarece o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

No documento, a Semfaz alertou para a evidente existência de indícios que indicam a prática de tentativa do crime de fraude eletrônica, capitulado no art. 171, § 2ª-A do Código Penal, e solicitou a abertura de inquérito. "Pedimos a apuração do caso para buscar os devidos responsáveis", enfatiza.

A administração municipal orienta a população a não entrar em contato e não fornecer nenhum dado pessoal solicitado via WhatsApp.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp