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Do cuscuz à era dos influenciadores digitais: o Nordeste representado por várias formas

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Influenciadores digitais têm apresentado o Nordeste de outra maneira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 08/10/2022, às 21h19   Osvaldo Barreto


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Se tem uma comida que não pode faltar no prato da maioria dos nordestinos é o cuscuz e isso não é dito é popular. De acordo com recente pesquisa divulgada pelo Datafolha em parceria com o Instituto Ipsos, os nordestinos são os que mais consomem cuscuz nos aplicativos de comida no País. O prato de fato é um traço cultural, que ficou conhecido nacionalmente com a "revolta do cuscuz" realizada pela influenciadora Julliete no BBB 21, ao explicar aos participantes sobre a importância da iguaria. 

A região, que é dividida por nove Estados, possui os mais variados traços culturais, mas constantemente é retratada na grande mídia de uma só maneira. O estereótipo nordestino é a grande marca do "nordestino da TV", retratado muitas vezes como retirante, de fala arrastada, castigado pela seca. Nesse sentido, o historiador Rafael Dantas diz que a temática tratada nesse sentido é fruto do preconceito.

"Todo proceconteico estereótipa, utiliza base de ignorância para falar sobre algum lugar ou algum povo. Então, quando a gente vê a forma estereotipada de tratar o nordestino, é infelizmente uma continuidade preconceituosa, excludente, com base em ignorância e nem cuidado com que o que de fato representa a cultura nordestina. Isso não tem base histórico, porque o Norte é multiplo, é o interior e o litoral. O Nordeste por muito tempo sustentou a economia brasileira e marcado por diversidade, inúmeros talentos.", disse à reportagem do Bnews.

Fenômenos nordestinos na Internet

Mas a Internet tem marcado uma grande reviravolta nesse retrato limitado do Nordeste. Ao se analisar os "verificados" nas redes sociais (àquelas pessoas que recebem o tão sonhado selo azul) e influenciadores, é possível destacar ao menos um influencer, que dentre as dicas nos seus nichos, destacam e apresentam "os Nordestes", de várias maneiras. 

Rafael Dantas avalia que as mídias sociais oportunizam outros atores e personagens fora do eixo Rio-São Paulo. "Há uma tentativa de abrir outros espaços para os demais participantes. É uma resposta as pautas ligadas ao regional, ao gênero ou questão de sexo", pontuou o historiador.

Você que está lendo aí agora pode até não conhecer, mas ao menos 5 milhões de seguidores conhecem a maranhense Thaynara OG. Se o Piauí tem 3,195 milhões de habitantes, o humorista piauiense Whinderson Nunes tem mais de 57 milhões seguidores e iniciou todo processo divulgando o humor e seu Estado. Conhecido desde criança na grande mídia, Tirulipa deixou a fantasia de palhaço para ser o representante cearense na Internet e hoje acumula mais de 29 milhões de seguidores no Instagram. 

Se por um lado a TV por muitos anos representou o nordestino de forma estereotipada, nordestinos conseguiram desmistificar muito preconceitos dentro delas. Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco são exemplo disso. Flay, Julliete e Gil do Vigor, utilizaram a força do BBB para trazer destaques e verdades sobre os seus respectivos Estados e hoje somam juntos mais de 54 milhões se seguidores. 

Bahia e Sergipe são Estados dominados pela representatividade feminina. Dentre a vida pessoal e a divulgação de momentos em locais especiais, as influenciadoras Sthe Matos e e Tamile Garcia possuem 11 milhões de seguidores no Instagram. 

O Nordeste é arte e cultura

Dentre a variedade cultural, o Nordeste se destaca também na arte e na música. Nomes como Luiz, Raul Seixas, Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Pitty, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico César, Alcione, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Arllete Sales, Fabiana Karla, foram e são figuras responsáveis por fazer o Brasil lembrar a força artística de uma das regiões mais rica culturalmente do país. 

Classificação Indicativa: Livre

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