BNews Nordeste

Homens são presos tentando tirar registro no Conselho de Medicina com ata falsa de conclusão de curso

Divulgação/Cremepe
Funcionários do Cremepe desconfiaram da autenticidade do documento e acionaram a polícia para dar o flagrante  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Cremepe

Publicado em 14/05/2022, às 18h06   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Dois homens foram presos, nesta sexta-feira (13), ao tentarem usar uma ata de colação de grau falsa para se registrarem no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Essa é a primeira vez que o Conselho conseguiu realizar um flagrante da tentativa de registro ilegal.

De acordo com o G1, ao checar as informações do documento com a Universidade federal que teria emitido a ata, a entidade descobriu se tratar de falsificação. “Os funcionários verificaram algumas inconsistências, viram que o documento podia ter problemas e checaram com a universidade de origem. Ela [a universidade] disse que não era a assinatura do reitor, embora o nome estivesse correto, e os nomes dos formandos não correspondiam aos de alunos matriculados”, explicou a médica Zilda Cavalcanti, secretária geral do Crempe.

Leia mais:

Homem é preso em flagrante por agredir companheira e bebê de 9 meses

Chapa desiste de participar de eleição indireta para o Governo de Alagoas

Tarifa do transporte público da Grande Aracaju será reajustada a partir deste domingo

A secretária geral explicou ainda que a apresentação da ata para solicitar o registro tem sido comum devido à demora na emissão dos diplomas pelo Ministério da Educação. “Grande parte dos recém-formados são de universidades locais. As faculdades de medicina daqui do Estado e até de regiões próximas, como Paraíba e Rio Grande do Norte, já encaminham a lista de formandos na hora em que eles colam grau. Quando o jovem médico chega para fazer o registro, essa lista já está em nossa posse e a gente já conhece todos os nomes” afirma a médica

Diante da suspeita, o funcionário que estava atendendo os homens acionou o presidente da entidade, Maurício José de Matos e Silva, que chamou a polícia para fazer o flagrante. Os homens, que não tiveram as identidades divulgadas, não tiveram reação com a chegada da viatura e foram encaminhados para Delegacia do Espinheiro.

Segundo a Polícia Civil, os autores foram autuados por falsificação de documento público. Após passagem pela delegacia, foram encaminhados à audiência de custódia. Até o fechamento da reportagem o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) não havia divulgado o resultado da audiência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp