BNews Nordeste

Eleitores denunciam descumprimento de gratuidade de ônibus em dia de eleições; órgãos se manifestam

Reprodução/TV Globo
Eleitores denunciam que empresas de ônibus estão cobrando passagem neste domingo (30)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 30/10/2022, às 15h20   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Os eleitores da Região Metropolitana do Recife denunciaram que não está sendo cumprida a ordem de gratuidade nos ônibus neste domingo (3), dia de segundo turno das eleições. Seguindo a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governo do estado determinou que a população pudesse andar de graça nesses transportes públicos.

A medida começou a valer às 6h e deve se manter até às 19h. Essa é a primeira vez que o estado de Pernambuco conta com ônibus de graça em dia de eleição, porém, segundo a população, as coisas não estão saindo como planejado. Isso porque eles afirmaram que tiveram que pagar a passagem mesmo após a determinação do governo.

O benefício deve contemplar até quem não tem o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), mas o corretor Renato Firmino desistiu de votar em Piedade, na Região Metropolitana do Recife, por não conseguir usufruir do benefício.

"Tentei sair de casa para votar. No ponto de ônibus, no Engenho do Meio [Zona Oeste], fui informado pelo motorista que não poderia passar pela catraca sem o VEM. Tive que descer como tantas outras pessoas que estão pegando essa linha de ônibus sem o cartão", disse o corretor ao G1.

Não foi só Renato que se queixou. A porteira Wedja Rodrigues disse que foi cobrada ao chegar a uma estação de BRT, no Centro do Recife. Ela ainda contou que reclamou no Grande Recife Consórcio por WhatsApp e foi aconselhada a entrar em contato com o Posto do VEM para ser reembolsada.

Ministério Público Eleitoral

Questionado sobre o fato, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco disse que "não há restrições para o livre acesso ao transporte público na Região Metropolitana do Recife das 6h às 19h deste domingo" e assegurou que os eleitores podem acessar os ônibus com ou sem o VEM.

"Caso sejam identificadas restrições ao uso desse benefício, os usuários deverão contatar o Conselho Superior, pelo WhatsApp 81 99488-3999, a fim de garantir o acesso dos eleitores aos seus locais de votação", informou o Ministério Público, segundo o G1.

Governo do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do estado orientou que os passageitos cobrados anotem o nome da linha, o número de ordem do veículo e o horário do embarque e liguem para a central de atendimento do Grande Recife pelo número 0800-0810158.

Empresas de ônibus

A Urbana-PE, sindicato que representa as empresas de coletivos, assegurou que "está monitorando a operação e que, caso alguma passagem seja indevidamente cobrada, o valor será restituído aos cartões".

"Os passageiros que identificarem qualquer cobrança, das 6h às 19h, devem anotar o número da linha e entrar em contato com os canais de atendimento do VEM para ressarcimento", informou a empresa em nota.

E ainda acrescentou: "Também esclarecemos que, após o uso do VEM, o validador do ônibus apresentará o saldo do cartão, mas isso não indica que houve cobrança. A Urbana-PE reafirma que nenhuma passagem será cobrada das 6h às 19h neste domingo, exceto nas linhas opcionais".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp