BNews Nordeste

Exército suspende abastecimento de água em cidades do Ceará e 25 mil pessoas são afetadas

Arquivo/Defesa Civil Municipal
44 cidades do Nordeste estão com o abastecimento "temporariamente suspenso" após a suspensão  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Defesa Civil Municipal

Publicado em 25/11/2022, às 14h54   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Cidades no sertão cearense, como Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quiterianópolis, estão sem abastecimento de água por conta da suspensão da Operação Carro-Pipa de acordo com o portal G1. O programa, que é uma parceria entre o Exército e pipeiros particulares, visa fornecer água para regiões afetadas pela seca em cidades do Ceará e do Nordeste. De acordo com o Sindicato dos Pipeiros, a suspensão do programa do Governo Federal prejudicará 25 mil pessoas. 

O Exército Brasileiro confirmou que o programa está sem funcionar desde 16 de novembro. De acordo com dados do portal da Operação Carro-Pipa, 44 cidades em todo o Nordeste estão com o abastecimento “temporariamente suspenso” e nove “aguardando recurso”. Em outras 40 cidades, o programa está em execução. 

Eduardo Aragão, presidente do Sindicato dos Pipeiros, afirmou que dois municípios estão em situação de colapso depois da suspensão da operação e descreveu a situação como extremamente grave. 

Aragão ainda relatou que o salário de outubro dos pipeiros está atrasado e de que não há previsão de recebimento. Além disso, já houve um contato com o Exército acerca da questão, mas a instituição só informou que está aguardando recurso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp