BNews Nordeste

Familiares de servidores públicos sofrem golpes por grupo interestadual

Divulgação/MPRN
A operação contra o grupo foi comandada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MPRN

Publicado em 19/12/2023, às 11h56   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de aplicar golpes em familiares de servidores públicos do estado do Rio Grande do Norte foram cumpridos por agentes do Ministério Público potiguar. O grupo criminoso costumava usar perfis falsos criados no WhatsApp. Além do RN, estados como São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina também receberam a operação. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo a investigação, os estelionatários faziam uso do aplicativo de mensagem eletrônica para emprego do golpe conhecido como “Falso Whatsapp”. Sendo assim, eles conseguiram vantagens financeiras indevidas na medida em que induziam familiares dos servidores públicos a passarem simultaneamente por seus parentes.

O período em que os golpes foram aplicados envolveu a segunda quinzena do mês de junho de 2021 e meados de julho do mesmo ano. Em síntese, a ação apura o cometimento dos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.

Bahia

No âmbito baiano, a cidade de São Desidério tem recebido a operação. O MPRN entende que o caso compreende cada um dos estados como sendo um “núcleo” dos crimes cometidos. No geral, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e outros 20 de busca e apreensão.

O MPRN apura o envolvimento de outras pessoas com os golpes e a existência de outras vítimas do grupo investigado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp