BNews Nordeste

Fiéis emocionados acompanharam a Procissão do Fogaréu de Oeiras

Reprodução
Por causa da pandemia a celebração que acontece há quase dois séculos, estava suspensa  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 15/04/2022, às 10h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Emoção e fé foram os sentimentos que acompanharam os fiéis nas ruas durante a Procissão do Fogaréu de Oeiras, em Piauí, na noite desta quinta-feira (14). O evento estava dois anos em ser realizado pela Igreja devido à pandemia do Covid-19.A procissão lembra a perseguição dos soldados romanos a Cristo e já tem acontece há quase dois séculos.

De acordo com o G1, homens com tochas acesas nas mãos percorrem 2 km na capital da fé piauiense ao som das matracas, diante da Catedral Nossa Senhora da Vitória. "Não é pra vivenciar aquele momento tão trágico, mas dar um ressignificado. Nós vamos ao encontro de Jesus, que é nossa luz. Os guardas não vão ao encontro para prendê-lo, mas porque vale a pena buscar Jesus. E vamos com as lâmpadas acesas, como disse Jesus", declarou o bispo Dom Edilson Soares.

"É um sentimento de gratidão a Deus, estar retornando à caminhada da igreja. É uma alegria, porque estamos novamente na praça da Vitória, com todas as pessoas de Oeiras e região", disse o professor Nilson Camelo.

Leia mais:

PF prende estrangeiros com R$ 448 mil em notas falsas no Maranhão

Cartaz da Via Sacra com Jesus rodeado de mulheres causa polêmica; entenda

Natal: Médica é agredida por mãe de paciente durante atendimento em UPA

Waldemar Freitas, que por 40 anos participou da caminhada, assistiu da porta de casa ao mar de luzes. "Os olhos brilham, fico emocionado de lembrar meu passado, a chama do meu amanhecer", disse.

Há quem tenha aproveitado a celebração para fazer uma renda extra. Edinaldo, nos dias anteriores a procissão, vendeu 500 camisetas com a temática da Semana Santa. "Durante a semana passada foram 300 camisas, mas em dois dias tive que fazer mais 200, porque as pessoas com alegria, com fé, compraram tudo. Consegui uma renda extra nesse ano tão esperado e as mais vendidas foram para as crianças", disse.

Diante da grande quantidade de pessoas, a igreja reforçou a orientação para que as pessoas mantenham o uso de máscaras nas aglomerações. Além disso, a recomendação é para que as pessoas com comorbidades evitem participar das celebrações.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp