BNews Nordeste

Gastronomia baiana criativa é a mais nova febre entre os cariocas; entenda

Divulgação
Barraca gastronômica baiana é a mais nova sensação entre os cariocas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/11/2023, às 23h18   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Gastronomia baiana criativa é a mais nova febre entre os cariocas. Uma barraca gastronômica com comidas típicas da Bahia é a mais nova sensação no Rio de Janeiro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A barca de pirão de aipim, carne de sol, banana frita camarão, o molho à campanha e o brigadeiro de dendê, vendidos na tradicional Feira da Glória, aos domingos, pela baiana Lília Fernandes Santos, de 45 anos, conquistaram definitivamente as terras cariocas.

A culinária nordestina tem origem nos terreiros de candomblé. Segundo Lia, o dom de cozinhar de forma criativa é herança familiar.

Em entrevista ao Uol, a baiana explicou que a tia era de Oxum, que representa a maternidade, a festividade, e foi nela que identificou a sua religiosidade. “Tenho muita fé nos meus guias", afirmou.

Após o último emprego, em busca de uma ocupação remunerada, a cozinheira procurou a associação de barracas da Feira da Glória e apresentou a sua comida.

“A minha ancestralidade é muito forte nessa coisa dos negros ali trabalhando na roça, no rutilo, na cana, na mandioca, na farinha. A gente sabe que os negros vieram escravizados para o Brasil pra trabalhar nas fazendas e apresentaram tantas comidas saborosas. Decidi, assim, fazer as coisas que eu gosto e deu certo”, disse, na reportagem ao Uol.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp