BNews Nordeste

Governador do Maranhão emprega parentes no estado; saiba mais

Divulgação / Governo-MA
Carlos Brandão tem, ao menos, 10 familiares empregados; gestor garante seguir entendimento do Supremo Tribunal Federal  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Governo-MA
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 13/10/2023, às 09h44 - Atualizado às 09h50


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), está sendo acusado de nepotismo por possuir, ao menos, 10 parentes atuando em cargos públicos na sua gestão. No primeiro escalão do poder executivo estadual estão sobrinhos e outros parentes. Apesar disso, o gestor tem garantido que não cometeu irregularidades, já que tem seguido uma 'orientação' do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No secretariado do governador, há a Secretaria de Assuntos Municipalistas. Neste cargo está Carlos Orleans Braide Brandão, um dos sobrinhos de Carlos Brandão, que ocupa a função de 'secretário extraordinário'. Já na Secretaria de Planejamento e Orçamento está Vinicius César Ferro Castro. Ele é casado com Nathalia Itapary, sobrinha do gestor estadual.

Já Daniel Itapary Brandão, também sobrinho do governador, foi nomeado para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Apesar disso, a Justiça maranhense anulou a indicação na última segunda-feira (9).

Outros nomes que aparecem na lista são o de Raul Cancian Mochel e de Ítalo Augusto Reis Carvalho. O primeiro é cunhado de Daniel e atua como secretário na Secretaria de Transparência e Controle. Já Carvalho é subsecretário de Infraestrutura e é casado com a sobrinha de Carlos Brandão, Mariana Braide Brandão Carvalho.

Fora da linha direta da gestão estadual do Maranhão há outros nomes ligados ao governador. Estes são os casos de Gilberto Lins Neto e Elias Moura Neto. Gilberto preside a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), enquanto Elias é gerente de planejamento na Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). A lista não acaba por ai, outros quatro nomes ligados ao governador aparecem no legislativo estadual.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp