BNews Nordeste

Imagem forte: Idoso com tumor gigante no rosto luta na Justiça por cirurgia

Ilustração Getty Imagens
Bnews - Divulgação Ilustração Getty Imagens

Publicado em 04/08/2023, às 10h27   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Um idoso, de 65 anos, enfrenta uma batalha na Justiça pelo direito de operar seu rosto e ter de volta uma vida normal. Ele tem um meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. José Nilton Cardozo aguarda na fila de regulação pelo procedimento pelo menos desde o mês de março.

Segundo informações do G1, em junho, a Justiça do Rio Grande do Norte determinou, em decisão liminar, que a Secretaria de Estado viabilize de maneira urgente "o procedimento médico pré-operatório de embolização de tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS".

Em nota a Sesap informou que o procedimento cirúrgico do paciente é de responsabilidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), por ser de alta complexidade. A equipe de regulação enviou os dados necessários ao HUOL, que por sua vez aguarda o material específico adaptado, que deve chegar do Piauí.

O HUOL informou que recebeu a demanda e deu início às aquisição dos materiais específicos para a realização do procedimento. A previsão de entrega do material, dada pela empresa licitante, é na próxima semana. Após a chegada do material, será feito o agendamento da cirurgia.

José Nilton vive preocupado com o encaminhamento da sua cirurgia
Caption

O marceneiro José Nilton Cardozo tem um tumor intracraniano, com diagnóstico de aumento descontrolado na fossa infratemporal direita. Por conta do tumor, o idoso já teve surdez em um dos ouvidos.

O homem consegue sobreviver através de ajuda de familiares e amigos que repartem um pouco da angustia que o idoso enfrenta no seu dia-a-dia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp