BNews Nordeste

Imagens mostram tragédia causada pelas chuvas em Pernambuco; veja vídeos

Imagem Imagens mostram tragédia causada pelas chuvas em Pernambuco; veja vídeos
O número de mortes subiu para 84, segundo os dados oficiais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/05/2022, às 06h52   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram o drama vivido pela população, em Pernambuco, por causa das chuvas nos últimos dias. O número de mortes subiu para 84, segundo os dados oficiais. A situação fez o Governo de Pernambuco decretar situação de emergência na noite deste domingo (29).

Do total de vítimas, 79 morreram entre sexta (27) e este domingo, disse o governador Paulo Câmara (PSB). Ele também afirmou que o número de desaparecidos por causa dos temporais é incerto no momento. O balanço anterior, divulgado por volta das 14h30, falava em 56 desaparecidos.

"Esse número ainda não temos com precisão, mas ainda há relatos de vítimas dos acidentes das chuvas que não foram localizadas. O trabalho de buscas vai continuar até termos condições de identificação de todos os desaparecidos", disse o governador em entrevista coletiva.

Também há registro de 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, e 533 desalojados.

Somente em Recife, 2.464 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos públicos, alguns improvisados em escolas. Foram recebidas 48 ocorrências críticas na cidade, com 23 bairros atingidos, sendo 43 deslizamentos de barreiras, segundo a administração do município.

Na capital, 33 corpos resgatados aguardam identificação do Instituto de Medicina Legal (IML). Desse total, a Secretaria de Saúde do Recife já atestou que 14 moravam na capital pernambucana.


Previsão

De acordo com previsão da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o Distúrbio Ondulatório de Leste —que gerou os grandes volumes de chuva nos últimos dias— se dissipou, mas ainda restam instabilidades no oceano que deverão provocar chuvas neste domingo, de forma moderada, entre a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.

No entanto, a tendência é a estabilização da atmosfera, com redução gradativa dos volumes de chuva, segundo a agência.

Só entre as 23h desta sexta (27) e as 11h deste sábado foram registradas chuvas que chegaram a 236 milímetros em alguns pontos da capital pernambucana, de acordo com a Defesa Civil. Isso equivale a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio na cidade, que é de 328,9 milímetros.


Informações da Folhapress

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp