BNews Nordeste

Justiça recebe denúncia contra grupo acusado de lavar dinheiro de tráfico com igrejas

MPRN/Divulgação
Pelo menos sete pessoas teriam relação com o tráfico e estariam agindo em igrejas e fazendas  |   Bnews - Divulgação MPRN/Divulgação

Publicado em 07/03/2023, às 08h03   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado contra sete pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa foi realizada pela Justiça do Rio Grande do Norte. Acima de tudo, o grupo é investigado na operação Plata, deflagrada do dia 14 de fevereiro deste ano. O caso leva em consideração a investigação pela lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, através de fazendas e igrejas.

Inicialmente, o grupo criminoso teria movimentado mais de R$ 23 milhões com a compra de imóveis, rebanhos bovinos, assim como com o uso de instituições religiosas. Segundo a denúncia, os réus teriam se associado para ‘lavar o dinheiro’ por meio da aquisição e transmissão de imóveis, realização de depósitos não identificáveis e distribuição de dinheiro em espécie.

Realizada pelo MPRN, a investigação apontou que indivíduos com nenhuma ou pouca  renda declarada movimentaram milhões de reais, sem justificativa. Nesse sentido, provas colhidas ainda indicaram que os envolvidos, em grupos de WhatsApp, debateram como manter um dos “negócios” ativo depois da prisão de um dos investigados por uso de documento falso.

Ainda conforme o MP, as operações financeiras miravam o Rio Grande do Norte, porém envolviam agentes domiciliados em mais de um terço dos estados do país.

Além disso, outra característica marcante da investigação, segundo o MP, é a de que alguns investigados atuavam como “provedores sociais”. Acima de tudo, eles financiavam eventos públicos com a posse de recursos conquistados de atividades ilícitas.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp