BNews Nordeste

Março e abril deverão registrar o maior pico de Covid, aponta UFS

Divulgação/Myke Sena/MS
Variante Ômicron da Covid e a H3N2 causam aumento de casos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Myke Sena/MS

Publicado em 17/01/2022, às 21h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Força Tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou um estudo de projeção onde apontou que março e abril deverão ser os piores meses em relação ao número de casos positivos e potenciais óbitos pela Covid-19 no Estado.

Apesar da média de mortes e internações por complicações de Covid-19 ainda se manter estável, a equipe da UFS avalia que o aumento de óbitos deve acontecer a partir do dia 9 de março, com pico a partir do dia 9 de abril.

Leia Mais:

Baixa procura por vacina pelo público infantil preocupa Prefeitura de Aracaju
Covid-19: Aracaju já vacinou mais de 85% da população acima de 12 anos
Acaba estoque de AstraZeneca e Pfizer será usada em 2ª dose

A ocupação dos leitos hospitalares também sofrerá aumento neste período. De acordo com o levantamento, a partir de 2 de abril, mais de 750 leitos estarão ocupados. Além disso, os casos diários da variante Ômicron poderão chegar a até cerca de três mil por dia, a partir de 14 de março.

O estudo aponta que, para evitar um colapso no sistema público de Saúde, é necessário acelerar a vacinação da terceira dose e buscar os que ainda não foram imunizados sequer com a primeira dose.

“A variante Ômicron e a H3N2 causam aumento de casos que vão sobrecarregar o sistema de saúde”, reforçou a UFS. Vale lembrar que Sergipe teve aumento de 18,4% dos casos confirmados nos primeiros 15 dias de janeiro.

Outra solução sugerida foi o aumento na testagem da população, além de exigir o uso de máscaras do tipo PFF2 ou cirúrgica junto com máscara de pano. “As projeções estatísticas descritas podem ser alteradas, se medidas imediatas foram tomadas, com reflexo em 14 dias após a ação”, destacou a Força Tarefa.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp