BNews Nordeste

MST e membros de movimentos sociais invadem sede do Incra; saiba mais

Reprodução/Instagram @movimentosemterra
Grupo pede nomeação de novo diretor para superintendência do Incra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @movimentosemterra

Publicado em 10/04/2023, às 18h03 - Atualizado às 18h07   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de membros do Movimento dos Sem Terra (MST) e componentes de outras organizações sociais invadiram, nesta segunda-feira (10), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo a direção do MST em Alagoas, onde ocorreu a invasão, cerca de 1.500 pessoas participaram de uma marcha nesta manhã e foram em direção ao prédio do órgão responsável pela implementação da reforma agrária, no centro da capital, Maceió, segundo a CNN Brasil.

Os ativistas exigem a nomeação de um novo diretor para o Incra regional e criticam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não realizar a mudança do atual diretor, César Lira.

“Diante da morosidade do governo Lula referente ao ato político-administrativo de exoneração e nomeação, em 29 de março, manifestamos, mais uma vez, por meio de nota pública, a urgência de encaminhar a mudança no comendo do Incra-AL”, diz um tercho do comunicado.

“É inaceitável a continuidade de uma gestão bolsonarista. Por que o governo Lula mantém por tanto tempo (mais de cem dias de governo) um superintendente inimigo da reforma agrária e com um histórico de violência junto a lideranças e comunidades?”, completou.

Os movimentos concluíram o posicionamento exigindo que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), “tome as medidas administrativas, retome a pauta da reforma agrária, assuma a melhoria das estruturas das áreas reformadas e apoie a produção de alimentos sadios”.

Em nota, o Incra confirmou a ocupação da sede, mas que ainda não tinha sido entregue uma pauta de reivindicações por parte dos movimentos sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp