BNews Nordeste

Nível de alerta sobre colapso de mina reduz em cidade; saiba onde

Joédson Alves/Agência Brasil
O alerta saiu de máximo para apenas “alerta” em cidade brasileira  |   Bnews - Divulgação Joédson Alves/Agência Brasil

Publicado em 06/01/2024, às 08h50   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O status da mina da Braskem, na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, recebeu uma nova marcação. Isso porque, nesta terça-feira (5), a Defesa Civil local reduziu o alerta de “máximo” para apenas “alerta” em relação ao risco de rompimento ao local de extração de sal-gema da empresa, situado no bairro do Mutange. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A mudança indica que a velocidade do afundamento do solo no local saiu de 0,26 cm/h para 0,27 cm/h. Por meio de uma postagem nas redes sociais, o prefeito JHC (PL) indicou que, na prática, Maceió ainda necessita de atenção. A princípio, desde o dia 30 de novembro, o solo cedeu 1,87 m. 

Do contrário, as regras de segurança permanecem as mesmas. Segundo o órgão, é fundamental que as pessoas não circulem pela área onde está localizada a mina. Já as outras 34 minas que a empresa possuía não correm risco de rompimento. A mina no Mutange corresponde a de número 18. 

Por fim, a Defesa Civil indica que não há mais risco para a população já que as moradias ocupadas estão a uma distância segura do local da mina. Sob ordem judicial, as que ainda estavam ocupadas foram evacuadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp