BNews Nordeste

Pernambuco terá novas placas para alertar banhistas sobre tubarões; veja

Pregão para a aquisição das placas será realizado até a segunda metade de dezembro - Divulgação | Shutterstock
Material vai repor as placas que estão desgastadas ou foram depredadas  |   Bnews - Divulgação Pregão para a aquisição das placas será realizado até a segunda metade de dezembro - Divulgação | Shutterstock
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 11/11/2023, às 12h27


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de Pernambuco divulgou na sexta-feira (10), o novo modelo de placas de alerta contra ataques de tubarão que serão instaladas nas praias. O último registro do incidente aconteceu há cerca de oito meses. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo informações da gestão ambiental, 120 avisos serão fixados no trecho que vai da Praia do Farol, em Olinda, até a Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo, Cristiano Corrêa explicou em entrevista ao G1 que o material vai repor as placas que estão desgastadas ou foram depredadas e ampliar a estrutura de alertas aos banhistas nas orlas.

"Hoje existe uma quantidade em torno de 80 placas, mas uma parte delas está depredada ou pichada. Após a colocação, serão 120 placas totalmente operacionais, inclusive utilizando imagens em padrão internacional. A mesma placa que informa sobre riscos na Austrália e no Golfo do México é a que nós vamos ter aqui", afirmou.

Corrêa contou ainda que as placas trazem alertas não somente para tubarões, mas também "pedras soltas que podem promover a queda de pessoas ou a existência de correntes de retorno".

Placas
Divulgação | Semas-PE

De acordo com o governo do estado, o pregão para a aquisição das placas será realizado até a segunda metade de dezembro. A previsão é que os avisos sejam instalados em fevereiro de 2024.

A corporação adquiriu ainda 14 motos aquáticas para reforçar as ações de salvamento das vítimas de incidentes no mar. O investimento, de acordo com ele, é de cerca de R$ 1 milhão.

O anúncio foi feito na abertura do 1º Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco. O evento acontece até este sábado (11) e reúne representantes de várias instituições no Parque Estadual Dois Irmãos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp