BNews Nordeste

Pescador é preso após capturar e matar tubarão ‘vulnerável a extinção’

TV Verdes Mares/Reprodução
O tubarão pode ser extinto devido à procura predatória  |   Bnews - Divulgação TV Verdes Mares/Reprodução
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 21/06/2023, às 07h55


FacebookTwitterWhatsApp

Após pescar e matar um tubarão incomum, um pescador foi detido, nesta terça-feira (20), e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, localizada na cidade de Fortaleza (CE). O animal pode, inclusive, enfrentar a extinção por causa da pesca predatória.

O tubarão-cabeça-chata foi encontrado na Praia do Titanzinho, no litoral da capital cearense ilegalmente, retirado do mar por um pescador. Policiais do Batalhão do Meio Ambiente realizaram o resgate.  A espécie é classificada como "vulnerável de extinção". 

Ao g1, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) comunicou que o animal, de aproximadamente 1,4 metro, estava morto na faixa de areia. Ainda conforme a publicação, o professor adjunto Vicente Faria, da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que essa espécie tem hábitos costeiros e pode adentrar rios e lagos. 

No mais, a retirada indiscriminada desse animal do seu habitat natural modifica de forma representativa o meio ambiente.  "Portanto, ela teve a captura recentemente considerada proibida por todo o território nacional", garantiu o professor. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp