BNews Nordeste

PF faz buscas em endereços ligados a deputados federais do PL do Maranhão e Sergipe

Divulgação/ PF
Os deputados Josimar Maranhaozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) estão entre os alvos da operação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ PF

Publicado em 11/03/2022, às 09h27   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em operação autorizada pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados a deputados federais no Maranhão e Sergipe. Entre os alvos estão os parlamentares Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).

Os policiais investigam um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares para os municípios do interior do Estado do Maranhão. De acordo com informações do G1, foram feitas buscas nas residências e locais de trabalho dos investigados. O ministro negou pedido para que fossem feitas buscas nos gabinetes dos parlamentares, na Câmara, em Brasília.

Leia mais:

TJ-BA nega pedido para decretar sigilo em processos contra juízes

STF rejeita ação que 'relaxaria' tempo de inelegibilidade para políticos enquadrados na Ficha Limpa

Desembargadora Maria do Socorro Santiago tem uso de tornozeleira eletrônica revogado

Essa já é a segunda vez que o deputado Maranhãozinho é alvo de investigações pela Polícia Federal sobre desvio de verbas parlamentares. Em 2020, o deputado foi acusado de desviar dinheiro público do Fundo Municipal de Saúde das cidades do interior do Maranhão, local onde tem expressiva votação. A ação previa a contratação de empresas fictícias pertencentes ao político, mas que estavam em nome de “laranjas”. Depois, ainda segundo a polícia, essas empresas faziam saques e o dinheiro era entregue ao deputado, no seu escritório regional parlamentar em São Luís. Na época, os investigadores estimavam um prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com os deputados Maranhãozinho e Bosco Costa, mas as ligações não foram atendidas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp