BNews Nordeste

Piloto de 43 anos morre após queda de helicóptero; saiba detalhes

Reprodução
Caso aconteceu no Maranhão  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 03/01/2024, às 10h49 - Atualizado às 12h10


FacebookTwitterWhatsApp

Um piloto de 43 anos morreu após queda de helicóptero, na manhã dessa terça-feira (2), em uma fazenda localizada em Santa Luzia, cidade a 294 km de São Luís, no Maranhão. De acordo com a polícia, a aeronave apresentou problemas técnicos antes do acidente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O piloto, identificado como José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, estava no local do acidente desde o último dia 22 de dezembro de 2023. De acordo com a reportagem do G1, durante esse período, a aeronave passou por duas panes, sendo uma por falta de combustível e outra por perda de potência, que foi resolvida pela própria vítima realizando a limpeza do filtro de combustível da aeronave.

O helicóptero Róbson 44, que foi modificada para realização de pulverização agrícola, estava a serviço da fazenda Agro-Maratá. No momento do acidente, o helicóptero estava somente com o piloto a bordo realizando pulverização de veneno em um matagal dentro da área da própria fazenda. Após a queda, a aeronave pegou fogo e o piloto morreu carbonizado no local do acidente.

De acordo com a polícia, o corpo de José Rondinelle foi encontrado minutos após o acidente pelo seu filho, de 18 anos, e por funcionários que trabalham na fazenda a uma distância de 3 km do hangar.

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de prefixo PT-YGI, fabricada em 1998, pertencia ao piloto José Rondinelle da Encarnação e estava com a operação negada para táxi aéreo.

Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020. O documento que é emitido pela ANAC comprova que a aeronave estava em condições de operar com segurança.

Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) , foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-YGI.

O órgão destacou que, na Ação Inicial são feitas "a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação".

Ainda de acordo com a nota, "o CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp