BNews Nordeste

Policiais são afastados por suspeita de facilitar fuga de condenados por chacina

Reprodução
Na oportunidade, Izaias Maciel da Costa, Mateus Fernandes dos Santos Sousa e Francisco Fábio Aragão da Silva voltavam da audiência que os condenou a 207 anos de prisão pela morte de quatro pessoas quando destruíram a grade e fugiram do veículo da polícia em movimento  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/12/2022, às 10h02   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Quatro policiais penais suspeitos de facilitarem a fuga de criminosos, no Ceará, foram afastados pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Os policiais estavam na viatura que conduzia três condenados por fazer parte de uma chacina ocorrida em Quixeramobim. Os criminosos fugiram logo depois do julgamento, em Fortaleza. Segundo o G1, os agentes foram afastados preventivamente do serviço público por 120 dias, por supostamente facilitarem a fuga.

O caso aconteceu em 25 de novembro. Na oportunidade, Izaias Maciel da Costa, Mateus Fernandes dos Santos Sousa e Francisco Fábio Aragão da Silva voltavam da audiência que os condenou a 207 anos de prisão pela morte de quatro pessoas quando destruíram a grade e fugiram do veículo da polícia em movimento. Os criminosos seguem foragidos.

De acordo com informações do boletim de ocorrência registrado pelos policiais penais, os agentes que fizeram a escolta dos condenados não souberam dizer o local exato da fuga e alegaram que só perceberam a ausência dos criminosos quando chegaram à penitenciária de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 2 de dezembro. Nela, a CGD afirma que o afastamento dos agentes penais aconteceu "por prática de atos incompatíveis com a função pública, visando à garantia da ordem pública, à instrução regular do processo administrativo disciplinar e à correta aplicação de sanção disciplinar".

Um Processo Administrativo-Disciplinar foi instaurado pelo órgão para apurar a conduta administrativa dos policiais. Além disso, um inquérito policial também investiga a facilitação de fuga e corrupção por parte dos agentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp