BNews Nordeste

Porteiro de praia naturista se despede de preconceitos no trabalho: "Estou feliz aqui"

Reprodução
O professor de portugês se acostumou com a nudez e, no trabalho, orienta os visitantes sobre as regras da praia  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/05/2022, às 08h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O paraibano, João Marcus Campelo, diariamente se despe das vestimentas e dos tabus para encarar o trabalho de porteiro da primeira para naturista do Nordeste. A praia de Tambaba está localizada no município do Conde, Litoral sul da Paraíba, a 35 quilômetros de João Pessoa. Ela faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba.

De acordo com o G1, após chegar ao local de trabalho e tirar as vestimentas tradicionais, o porteiro tem como atividade orientar os visitantes devem se comportar no local. Mas, João não trabalha totalmente nú. Na farda, um boné na cabeça e um colete no tronco que cobre do peito a barriga, ambos de cor azul. “ O resto do corpo é nu, mas tem essa fardinha. Depois de cinco minutos, ninguém lembra que 'tá sem roupa ”, explicou com risada tímida.

“A gente vê muita gente sem roupa, nua. É lotado. Quando você volta pra casa e vê o pessoal vestido é uma sensação estranha. São horas trabalhando com todo mundo nu. É muito doido isso”, disse também aos risos.

Leia mais:

Homem é preso após assassinar companheira e postar imagens do crime nas redes sociais

Feminicídio: Mulher é assassinada a tiros e marido da vítima é o principal suspeito

Polícia prende suspeitos de roubo em transporte público de Aracajú

Ensinar e orientar já fazia parte da vida de João que é professor de português, mas está sem conseguir emprego na área de atuação e por isso aceitou a oportunidade da praia naturista. Ele é responsável por recepcionar os visitantes e explicar as regras para permanecer no local. "A gente conversa com os mais tímidos, que estão com vergonha. A gente diz que não tem nada de mais, é um local tranquilo. Tem muito isso da pessoa com vergonha do corpo. Mas é muito bacana porque acaba sendo um local de autoaceitação. As pessoas que têm vergonha, tiram a roupa e ficam tão à vontade”, comemora.

Durante o expediente – que dura oito horas por dia – o porteiro fica na entrada e a cada uma hora faz uma ronda até o fim da praia. Durante essa vistoria, ele costuma verificar se está tudo dentro dos conformes. Outra tarefa é observar se há alguém nas trilhas que dão acesso à praia. O único problema que João costuma lidar é que alguns visitantes ainda costumam entrar com roupa na praia. Mas logo o impasse é resolvido com uma breve conversa.  Sem hesitar, ele diz com convicção: "Estou feliz aqui".

Conhecida por ser a primeira praia oficializada como naturista do Nordeste, Tambaba também se classifica com uma das praias mais belas da Paraíba. Restaurantes e bares fazem parte da praia e oferecem aos visitantes uma culinária tipicamente nordestina, a base de frutos do mar, além de dispor de mesas e guarda-sóis. Já para quem curte praticar esporte na praia, o surfe predomina em Tambaba. Além disso, a praia sedia o único campeonato de surfe naturista do mundo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp