BNews Nordeste

Resort fecha acesso à praia paradisíaca e MP notifica prefeitura

MP-AL/Divulgação
O MP notificou na última segunda-feira a Prefeitura de Japaratinga  |   Bnews - Divulgação MP-AL/Divulgação

Publicado em 07/09/2023, às 18h49   Cadastrado por Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A administração do Japaratinga Louge Resort, um dos maiores empreendimentos localizado às margens da AL-101, em Japaratinga (AL), resolveu instalar uma extensa grade e causou o fechamento de dois acessos à praia paradisíaca do Salgado.

O MP (Ministério Público) de Alagoas notificou na última segunda-feira a Prefeitura de Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, sobre a autorização dada para instalação.

"Vimos que, com a instalação da grade, torna-se impossível o acesso das pessoas à praia e ao mar em trechos que, anteriormente à colocação da aludida grade, possuíam acessos naturais. Na ocasião, deparamo-nos com uma família, oriunda do vizinho povoado de São Bento, que teve de andar vários metros a mais pelo acostamento da rodovia até conseguir chegar à praia", disse o promotor de Justiça, Rodrigo Soares.

O promotor alega também que a grade tem 1,80 metro de altura e que, com ela, há suspeita de uma "privatização de área pública." Ele deu um prazo de 10 dias úteis para que a prefeitura explique o porquê da autorização.

Em nota, o resort inaugurado em 2019 afirmou ao UOL que a instalação da grade seguiu "os protocolos legais e com autorização dos órgãos competentes." "O isolamento da área, que é privada, foi feito para preservar a restinga do local, que estava sendo degradada por terceiros na intenção de acessar a praia com veículos automotivos. Por ser uma área privada, o resort tem a responsabilidade legal na preservação da restinga e isolou a área com este objetivo".

A prefeitura confirmou que autorizou a instalação visando "proteção da restinga". A nota também cita que a permissão para o gradeamento foi dada com "prévia manifestação" do IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Alagoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp