BNews Nordeste

Saiba quem são os alvos da Braskem em operação deflagrada pela PF

Divulgação/Braskem
Os alvos das buscas compõem a direção, a área técnica e a gerência da empresa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Braskem
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 10h52 - Atualizado às 12h54


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal começou a cumprir, nesta quinta-feira (21), mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre o afundamento de bairros causados pela mineração de sal-gema feita pela empresa Braskem, em Maceió. 

Entre os alvos das buscas estão nomes da direção, da área técnica e da gerência da empresa. Veja abaixo quem são:

  • Diretor industrial da Braskem: Alvaro Cesar Oliveira de Almeida;
  • Gerentes de produção: Marco Aurélio Cabral Campelo; Paulo Márcio Tibana; Galileu Moraes;
  • Responsáveis técnicos: Paulo Roberto Cabral de Melo; Alex Cardoso da Silva

Ao BNEWS, a Braskem informou que está acompanhando a operação da PF nesta manhã e acrescentou que está à disposição das autoridades, como sempre atuou. Ainda de acordo com a petroquímica, todas as informações serão prestadas no transcorrer do processo .

A ação da PF cumpre mandados na sede da Braskem em Maceió, e também apura a atuação de empresas que prestavam consultoria para a Braskem: Modecon (RJ) e Flodim (SE).

Todos os alvos de buscas também foram alvos de quebra de sigilo telemático, por meio do qual a PF poderá rastrear conversas por aplicativos de mensagem e por e-mail.

Nas buscas, a PF mira documentos como pareceres, estudos, troca de e-mails, mensagens, conteúdo que possa esclarecer se a empresa sabia dos riscos existentes;
se sim, desde quando; se omitiu documentos; se contratou pareceres dirigidos;
quem teve conhecimento das informações internamente; e quem decidiu ou se omitiu na empresa durante esse processo de afundamento dos bairros.

Ainda de acordo com a reportagem, a Braskem informou através de nota que "está acompanhando a operação da PF nesta manhã e informa que está à disposição das autoridades, como sempre atuou. Todas as informações serão prestadas no transcorrer do processo".

Investigação da PF

Segundo a Polícia Federal, ao todo, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Maceió (11), Rio de Janeiro (2) e Aracaju (1).

A Polícia Federal afirma que há indícios de que as atividades da Braskem na capital alagoana não seguiram os parâmetros de segurança previstos.

Além disso, há suspeita de apresentação de dados falsos e de que informações foram omitidas dos órgãos de fiscalização, o que permitiu as atividades continuarem mesmo quando as minas já apresentavam problemas de estabilidade.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão, entre outros delitos.

Sobre o Sal-gema

Iniciada na década de 1970, a exploração afetou o solo em cinco bairros, conhecidos como bairros fantasmas, Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol. Além disso, obrigou 60 mil pessoas a deixarem suas casas. 

Cinco anos após a identificação do problema, uma das 35 minas abertas pela Braskem entrou em colapso e se rompeu. A mina e todo o seu entorno foram desocupados desde o primeiro aviso de risco de colapso na região, divulgado no dia 29 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp