Personalidade

Cira do Acarajé é sepultada no cemitério de Itapuã

Dinaldo Silva/ BNews
Cira faleceu na manhã de sexta-feira (4)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 05/12/2020, às 10h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Jaciara de Jesus Santos, mais conhecida como Cira, uma das baianas de acarajé mais conhecidas do Brasil, foi sepultada na manhã deste sábado (05), no cemitério de Itapuã. Ela faleceu na manhã de ontem, aos 70 anos.

Baiana de tradição, com 50 anos dedicados à profissão, Cira recebeu, no ano passado, o prêmio de Melhor Acarajé pelo júri Veja Comer e Beber, o 16º da carreira dela.

A arte de preparar o acarajé, com vatapá, molho de pimenta, salada de tomate e generosos camarões secos, Cira aprendeu com a mãe. Mas, no começo de tudo, a massa era batida e triturada com a mão. Só depois que ela aderiu à batedeira.

O Acarajé da Cira é um dos mais tradicionais da capital baiana, localizado no bairro boêmio da cidade, o Rio Vermelho, além de ter um quiosque em Itapuã. Os pontos são paradas obrigatórias de turista, famosos e baianos que não abrem mão de um pouco de dendê na veia.

Em 2014, durante uma viagem pela Argentina, a baiana passou mal e chegou a ser internada em um hospital local. O médico, na época, descartou infarto. 

Matérias Relacionadas:

ACM Neto e Bruno Reis lamentam morte de Cira do Acarajé: "Bahia perde um patrimônio"
Rui Costa lamenta morte de Cira: "um dos ícones da nossa culinária"
"Mulher lutadora e símbolo de nossa cultura", diz Jaques Wagner sobre Cira do Acarajé

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp