BNews Pet

Descubra como identificar a idade dos gatos em anos humanos

Reprodução/ AZpetshop
É comum pensarmos que a cada ano de um animal de estimação – no caso de cães e gatos – sejam o equivalente a sete ou oito anos humanos, mas esse calculo está longe de ser verdadeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ AZpetshop

Publicado em 11/11/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Se você tem um gatinho, provavelmente, já teve curiosidade de saber quantos anos ele teria se fosse um humano. É comum pensarmos que a cada ano de vida de um animal de estimação – no caso de cães e gatos – sejam o equivalente a sete ou oito anos humanos, mas esse cálculo está longe de ser verdadeiro.

Para calcular a idade do seu gato é preciso levar em consideração que eles se desenvolvem muito rápido nos primeiros anos de vida. Depois, no entanto, o envelhecimento dos gatinhos é mais lento. Por causa disso, o primeiro ano de vida de um gato equivale a 15 anos de vida humana, dois anos equivalem a 24, daí por diante.

Assim, se você parar para calcular a idade do seu gato vai perceber que ele pode ser muito mais idoso. Por exemplo, seu “filhotinho” de 4 anos teria, na verdade, 32 anos se fosse um ser humano. Cada ano felino equivale a 4 anos humanos.

Os veterinários costumam verificar alguns fatores para ter uma ideia aproximada de qual é a idade de cada felino, como os dentes de leite dos bichanos começam a aparecer a partir da terceira semana de vida e os dentes permanentes, por outro lado, surgem entre o 3º e o 4º mês. Depois dos dois anos, os dentes dos gatos começam a ficar amarelos e, quando chegam aos 4 anos, por exemplo, é comum que ocorra o acúmulo de tártaro e gengivite.

De acordo com as diretrizes de idade criadas pela  American Animal Hospital Association (AAHA), o International Cat Care (antes conhecido como Feline Advisory Bureau) e a American Association of Feline Practitioners (AAFP), a vida de um gato pode ser dividida em seis fases: filhote, jovem, adulto, maduro, sênior e geriátrico.

Confira:

gato

Leia mais em BNews Pet:

Acompanhe o BNews PET também no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp